Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Postos de Coleta

Com mais de 58 mil usuários da saúde assistencial, a 5a Região Militar (5ª RM) vem participando do esforço para redução de custos com a saúde assistencial. Para o primeiro trimestre do ano de 2018 a meta é implantar mais oito postos de coleta que atenderão às Organizações Militares dos estados do Paraná e Santa Catarina.

            Nesta quinta-feira (1º/03) estará em funcionamento para usuários do FuSEx o Posto de Coleta do 62º Batalhão de Infantaria (62º BI) que será responsável pela coleta de exames laboratoriais na cidade de Joinville, em Santa Catarina.

            O material coletado no 62º BI será transportado para análise no Hospital Geral de Curitiba (H Ge C), gerando redução de despesas com encaminhamento para laboratórios credenciados, rapidez no atendimento ao usuário e centralização de análises. O 62º BI é a segunda OM a ativar o posto de coleta, o primeiro foi ativado no 5º Regimento de Carros de Combate (5º RCC), na cidade de Rio Negro, no Paraná.

            Até o final do ano, serão também ativados postos em Guarapuava, Lapa, Apucarana e Foz do Iguaçu, no Paraná e em Criciúma e Tubarão, em Santa Catarina.

Capacitação

            Após a adequação do espaço do 62º BI para instalação do Posto de Coleta, recebimento e estruturação de mobiliário e equipamentos com recursos oriundos do Departamento-Geral do Pessoal (DGP), foi a vez da equipe local passar por capacitação. Os militares da OM ficaram uma semana no H Ge C participando de treinamentos para atuação no posto de coleta para oferecer qualidade e segurança na coleta, acondicionamento e transporte das amostras.

            Em 2017, todos os quartéis gestores da saúde na jurisdição da 5a RM receberam a visita de comitiva com as orientações mais pertinentes quanto à situação, à necessidade de esforço conjunto, da busca de boas práticas, de auditorias eficientes e da centralização de laboratórios e de procedimentos complexos nos hospitais e Postos Médicos próprios do Exército. Tudo isso com foco no usuário e em suas necessidades.

Fim do conteúdo da página