Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Estado Maior > Seção de Relações Públicas > Últimas Notícias > Eventos > Em 2020 realize o sonho de vestir a farda verde-oliva. Conheça as formas de ingresso no EB
Início do conteúdo da página
Farda Verde-Oliva

Em 2020 realize o sonho de vestir a farda verde-oliva. Conheça as formas de ingresso no EB

  • Acessos: 4416

CURITIBA – Tem o sonho de vestir a farda verde-oliva? O Comando da 5ª Região Militar (5ª RM) o orientará em 2020. Produziremos uma série de reportagens especiais, campanhas e tira-dúvidas sobre as formas de ingresso no Exército Brasileiro.

Além do serviço militar obrigatório, em que o jovem ingressa após completar 18 anos e pode ficar até sete anos na Instituição, também é possível começar como oficial e sargento de carreira ou temporário. Abaixo a lista das escolas militares e possiblidades de ingresso na Força Terrestre.

Com previsão de concursos já para o início do segundo semestre do ano, a dica é conhecer um pouco cada uma das escolas militares e escolher a que mais se adapta a sua realidade. Seleções para oficiais e sargentos temporários também são opções para quem possui curso técnico ou superior.

Para quem é jovem: a EsPCEx

Para quem está no Ensino Médio a oportunidade e passar no processo seletivo da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx). O curso oferecido pela EsPCEx tem duração de um ano, em regime de internato, e inclui a 3ª série do Ensino Médio, além das disciplinas necessárias à iniciação militar profissional.

Localizada na cidade de Campinas (SP), é o estabelecimento de ensino militar do Exército responsável por selecionar e preparar os jovens para o ingresso na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), iniciando a formação do oficial combatente do Exército. O aluno que concluir o curso da EsPCEx, com aproveitamento, habilita-se ao ingresso na AMAN, desde que sejam cumpridas as demais condições previstas em leis e regulamentos.

O ingresso na EsPCEx se dá por meio de concurso público, realizado anualmente. As inscrições para o concurso acontecem anualmente nos meses de junho e julho e são feitas pela internet, por intermédio do site: www.espcex.ensino.eb.br.

AMAN

A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) tem sua sede na cidade de Resende (RJ). O ensino ministrado na AMAN é realizado de forma objetiva e o estudo das matérias universitárias assegura as bases humanística, filosófica, científica e tecnológica, necessárias à formação do futuro oficial. A instrução militar desenvolve-se durante os quatro anos letivos e obedece a um escalonamento progressivo e o cadete poderá realizar os cursos de paraquedismo, guerra na selva e montanhismo.

Ao término do Curso Avançado de Instrução (segundo ano), o cadete deverá, dentro do critério de classificação por méritos, escolher um dos seguintes cursos para se especializar: Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Material Bélico e Intendência.

EsSA

A Escola de Sargentos das Armas (EsSA) é o único estabelecimento de ensino do Exército Brasileiro destinado exclusivamente à formação de Sargentos Combatentes de carreira, das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações. Está localizada no Município de Três Corações, em Minas Gerais (MG) e seleciona jovens de todas as partes do Brasil por meio de concurso público anual, com cerca de sessenta mil candidatos, em média. Os aprovados e matriculados são submetidos a intenso adestramento, o que lhes aprimora o caráter e permite o desenvolvimento da capacidade física e do conhecimento da profissão militar.

EsLog

A Escola de Sargentos de Logística (EsLog) foi criada com a missão de formar e aperfeiçoar os sargentos das áreas Técnicas e Logísticas do Exército Brasileiro. Localizada no bairro de Deodoro, no Rio de Janeiro (RJ), é para esse estabelecimento de ensino que se dirigem os candidatos oriundos das várias regiões do Brasil, interessados em frequentar algum dos seguintes cursos: Intendência, Manutenção de Comunicações, Saúde, Música, Topografia e Material Bélico (Armamento e Material Bélico (Mecânico de Viatura, Mecânico de Armamento e Mecânico de Operador).

As inscrições ocorrem, anualmente, nos meses de junho, julho e agosto. O Concurso compõe-se de: exame intelectual, inspeção de saúde e exame de aptidão física. Mais informações no site: www.esslog.ensino.eb.br.

O Edital do Concurso, publicado em Diário Oficial, traz as várias premissas que devem ser atendidas pelos candidatos e que podem ser atualizadas a cada ano. Os procedimentos para inscrição são os mesmos dos candidatos para a EsSA.

CIAvEx

O Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx) é o estabelecimento de ensino responsável pela formação, especialização e aperfeiçoamento do capital humano destinado a integrar o Sistema de Aviação do Exército. Dessa forma, tem, também, a responsabilidade pela formação dos Sargentos de Aviação do Exército Brasileiro. As inscrições ocorrem, anualmente, nos meses de junho, julho e agosto. O Concurso compõe-se de: exame intelectual, inspeção de saúde e exame de aptidão física. Mais informações no site:www.ciavex.ensino.eb.br.

IME

As inscrições para o concurso do Instituto Militar de Engenharia (IME) ocorrem anualmente nos meses de agosto e setembro. São oferecidas dez especialidades de Engenharia e os cursos tem duração de cinco anos. O concurso compõem-se de: exame intelectual, inspeção de saúde e exame de aptidão física.

Para os formados

A Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) é o estabelecimento de ensino militar que tem como objetivo preparar recursos humanos de ambos os sexos, particularmente no campo da administração militar, com o fim de contribuir para o aprimoramento dos procedimentos administrativos no âmbito do Exército. Sediada na cidade de Salvador (BA), procura suprir as necessidades das Organizações Militares com pessoal de nível superior para, prioritariamente, desempenhar atividades complementares nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Magistério, Informática, Economia, Psicologia, Estatística, Pedagogia, Veterinária, Enfermagem, Comunicação Social, Odontologia e Farmácia.

As inscrições ocorrem anualmente nos meses de julho e agosto. O Concurso compõe-se de: exame intelectual, inspeção de saúde e exame de aptidão física.

No caso do Capelão Militar, a seleção é feita pela EsFCEx, porém o curso é realizado em três etapas: AMAN, EsSA e a terceira etapa no Colégio Militar de Brasília e na OM de destino.

Saúde

Para aqueles que tem o dom de cuidar, a Escola de Saúde do Exército (EsSEx) localizada em Benfica, na Cidade do Rio de Janeiro, é um estabelecimento de ensino de formação de grau superior, diretamente subordinado à Diretoria de Educação Superior Militar (DESMil), responsável pela seleção e formação dos oficiais do Quadro de Médicos do Serviço de Saúde, de ambos os sexos.

No ano letivo, além das instruções que concorrem para uma melhor adaptação à vida profissional, para o aperfeiçoamento de sua formação militar, o oficial-aluno realiza: estágio na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), exercício de sobrevivência no Centro de Instrução de Operações Especiais e no terreno, com aplicação dos preceitos do Serviço de Saúde em Campanha, e visitas a várias Organizações Militares das Forças Armadas. Além disso, é incentivado à prática desportiva e à participação em competições internas e externas para o aprimoramento de seu condicionamento físico, dever de todo oficial.

As vagas disponibilizadas no concurso poderão incluir as diversas especialidades médicas, dentro das necessidades do Exército, As vagas disponibilizadas no concurso poderão incluir as diversas especialidades médicas, dentro das necessidades do Exército, como Anestesiologia, Cancerologia, Neurologia, Neurocirurgia, Urologia, Patologia, Ortopedia/Traumatologia, Endoscopia Digestiva, Cardiologia, Cirurgia Geral, Endocrinologia e Metabologia, Infectologia, Nefrologia, Oftalmologia, Psiquiatria, Proctologia, Radiologia, Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Vascular, Dermatologia, Radioterapia, Medicina Nuclear, Gastroenterologia, Ginecologia-Obstetrícia, dentre outras.

Atualmente o concurso disponibiliza, também, vagas para médicos não especialistas, que, em um futuro próximo, poderão se especializar dentro da própria Força ou em convênios com outras instituições de ensino no país e no exterior.

Temporários

O militar temporário (oficial ou sargento) é aquele que ingressa no Exército por meio de uma seleção conduzida pelas Regiões Militares, que estabelece o período e as vagas para cada área de interesse necessária.

O serviço militar temporário possui a duração de doze meses não poderá exceder a oito anos de efetivos serviços, contínuos ou interrompidos, conputando aqui o período de serviço militar mais o de serviço público, caso exista.

A prestação do EAS e do EST fica condicionada a que o profissional tenha menos de 38 de idade, referidos a 31 de dezembro do ano da convocação. Para o EBST fica condicionada a idade de, no mínimo, dezenove e, no máximo, trinta e sete anos de idade referidos a 31 de dezembro do ano da convocação.

 

1 4 IMG 5127

Sem ttulo

Fotos: Divulgação

Fim do conteúdo da página