Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Estado Maior > Seção de Relações Públicas > Últimas Notícias > Eventos > Entenda quando procurar Hospitais militares em época de COVID-19
Início do conteúdo da página
COVID-19

Entenda quando procurar Hospitais militares em época de COVID-19

  • Acessos: 690

Ida à unidade de saúde sem necessidade pode sobrecarregar o sistema no período da pandemia

CURITIBAOs Hospitais de todos o país estão seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e adaptando o atendimento aos casos graves e de confirmações de COVID-19. O cancelamento de exames e cirurgias eletivas foi realizado em todo o Brasil como forma de proteção à população, evitando aglomerações e a sobrecarga do sistema de saúde nos períodos mais críticos da doença.

O Hospital Geral de Curitiba (HGeC) e o Hospital da Guarnição de Florianópolis (HGuFl) estão tomando diariamente providências para preservar a saúde de pacientes, militares, médicos, funcionários e visitantes. Para isso, foram suspensos os serviços de cirurgia eletiva, odontologia, laboratório, fisioterapia, endoscopia, ambulatório, pequenas cirurgias, saúde mental e atendimentos do ABAS.

Todos estes exames deverão ser reagendados pelos usuários assim que a pandemia estiver controlada e os serviços reativos.

Desde a manhã de quinta-feira (26/03), uma equipe do HGeC está promovendo a triagem de pacientes sem gravidade em uma tenda montada no pátio do Hospital. Neste local, o atendimento está direcionado a liberação de guias de oncologia e encaminhamentos de quimioterapia. Trata-se de uma medida de prevenção aos usuários que não apresentam o sintoma de Coronavírus. Todos os casos suspeitos, serão atendidos no Pronto Atendimento Médico e Odontológico (PAMO), juntamente às situações de urgência.

Quando ir ao Hospital

O usuário do Sistema de Saúde deverá ir até o Hospital em caso de urgência, no PAMO, ou em caso de suspeita de COVID-19, desde que apresente o sintoma de falta de ar. A família militar pode esclarecer dúvidas sobre os atendimentos, em Curitiba, pelo telefone (41) 98820-3783.

Com os sintomas parecidos com o da gripe, o Coronavírus tem deixados dúvidas sobre a ida ou não ao hospital. É necessário ter cuidado, não confundir resfriado com o COVID-19 e ir até a unidade de saúde de forma desnecessária, o que pode, inclusive, aumentar o risco de contágio.

As pessoas devem ir ao Hospital quando sentirem, além de tosse, cansaço, febre a dificuldade de respirar, que é o principal sintoma da pandemia. Se a ida ao atendimento médico foi inevitável algumas precauções devem ser adotadas em ambiente hospitalar para evitar o contágio de doenças infectocontagiosas: Higiene das mãos e etiqueta respiratória; uso d máscara cirúrgica para paciente suspeito e acompanhante e evitar tocar em olhos, nariz e boca.

Preparados para atender

Uma das ações, realizada no HGeC, é de treinamentos da equipe em paramentação e desparamentação de EPIs no atendimento a possíveis pacientes com sintomas e treinamento de intubação no atendimento a casos de COVID-19.

1 2

Fotos: Divulgação

Fim do conteúdo da página