Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Estado Maior > Seção de Relações Públicas > Últimas Notícias > Eventos > Militares doam sangue para aumentar o estoque de hemobancos do PR e SC
Início do conteúdo da página
Doação de Sangue

Militares doam sangue para aumentar o estoque de hemobancos do PR e SC

  • Acessos: 320

CURITIBA (PR) – Os bancos de sangue do país estão com estoque baixo em função da pandemia de Covid-19. Para diminuir o impacto da queda significativa no estoque, o Comando Militar do Sul (CMS) encaminhou diretriz para que se promova uma campanha de doação de sangue emergencial.

No Paraná e Santa Catarina, todas as organizações militares e Tiros de Guerra estão participando de campanhas locais. Na capital do estado do Paraná, militares voluntários do Exército e da Aeronáutica, de diversos quartéis da cidade farão as doações até o final do mês de abril. A Aeronáutica será representada pelo CINDACTA II.

Nesta quarta-feira (1º de abril) cerca de 50 militares da 5ª Região Militar (5ª RM), 5º Batalhão Logístico (5º B Log), 5º Batalhão de Suprimentos (5º B Sup) e da Base de Administração e Apoio (B Adm Ap) compareceram ao banco de sangue do Hospital Erasto Gaertner para as primeiras doações de grupos.

O Tiro de Guerra de Campo Largo promoveu a campanha de “Atirador Sangue Bom” e levou 31 doadores ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (HEMEPAR). Já em Santa Catarina, militares do Hospital da Guarnição de Florianópolis (HGuFl), realizaram o agendamento individual no Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC).

Devido a pandemia COVID-19 os militares acessam as salas de doação em grupos de cinco pessoas. A centralização da atividade é do Comando da 5ª Região Militar (5ª RM), que estima a doação de 300 profissionais voluntários até o final do mês.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que cada país tenha, entre 3% e 5% de sua população doadora de sangue frequente. No Brasil, o índice fica em 1,8%, enquanto em alguns países da Europa, cerca de 7%.

Além das doações de sangue, o Exército Brasileiro, em cooperação com diversos órgãos e agências governamentais nas áreas de Saúde e da Segurança Pública, está cooperando para a prevenção e o controle do COVID-19 no País, em cumprimento à determinação do Presidente da República. Mais uma vez, o Exército Brasileiro atua como catalisador da união de esforços para a proteção e o fortalecimento do moral da sociedade brasileira.

Na região Sul, algumas atividades estão relacionadas a montagem de barracas, a distribuição de água a famílias carentes, doação de sangue por militares voluntários e outras demandas vindas das secretarias de Defesa Civil dos estados da região.

Assita a matéria feita no Hospital Erasto Gaertner.

1 2

3 4

5 6

Fotos: Divulgação

Fim do conteúdo da página