Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Estado-Maior > O Gen Bda Cláudio Senko Penkal assumiu o Comando da 5ª Região Militar
Início do conteúdo da página
Novo Comando

O Gen Bda Cláudio Senko Penkal assumiu o Comando da 5ª Região Militar

  • Acessos: 2565

A 5ª Região Militar (5ª RM) iniciará o ano de 2020 com um novo Comandante, o General de Brigada Cláudio Senko Penkal, que estava exercendo o cargo de Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Norte (CMN). A solenidade de passagem de comando foi realizada na sexta-feira (20/12), às 10h30, no Forte do Pinheirinho, com a presença de autoridades civis e militares.

Natural de Curitiba (PR), o militar ingressou nas fileiras do Exército em 1981 e na Academia Militar das Agulhas Negras em 1987. Realizou inúmeros cursos durante a carreira como Paraquedista, Guerra Eletrônica, Segurança Presidencial e Estágio de Montanha e Adaptação à Vida na Selva.

Tem experiência internacional com a Missão de Paz da ONU como Observador Militar na Guatemala (MINUGUA), realizou curso Avançado de Comunicações, no Fort Gordon (EUA), e foi Adido do Exército junto à representação diplomática do Brasil na França e na Bélgica.

Despedida

Após 2 anos e 9 meses de Comando, o General Aléssio Oliveira da Silva, despediu-se da 5ª RM com inúmeros resultados positivos em prol da sociedade do Paraná e de Santa Catarina. Desde 21 de março de 2017 o General Aléssio transformou processos na organização Militar de 128 anos.

Em 2018, a Câmara Municipal realizou sessão solene para a entrega do título de Cidadão Honorário de Curitiba ao General Aléssio. A iniciativa da homenagem foi do vereador Felipe Braga Cortes (PSD).

5ª RM

Do cadastramento de jovens para o serviço militar até uma visita ao Museu do Expedicionário só é possível pelo trabalho da 5ª RM, que é a organização militar do Exército responsável pelo apoio logístico, administrativo e de saúde a 51 quartéis e a 19 Tiros de Guerra (TG) nos estados do Paraná e Santa Catarina. Em 2019, alistaram-se mais de 138 mil jovens no PR e SC e foram incorporados às fileiras do Exército mais de sete mil voluntários.

O Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 5ª RM (SFPC/5) é uma das portas de entrada da sociedade civil com o Exército. Anualmente são fiscalizadas mais de 20 mil mercadorias que chegam do exterior e passam pelo Centro Internacional dos Correios.

No âmbito da 5a RM estão cadastrados mais de 22 mil Colecionadores, Atiradores e Caçadores (CAC) com registros de armas em ambos os estados.

A 5ª Região Militar é responsável pela manutenção do Museu do Expedicionário que engloba o maior acervo sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, com cerca de 25 mil itens, dentre armas, munição, equipamentos, uniformes, bandeiras, documentos, fotos e publicações da época.

 

 DJI 0035 DJI 0041 DJI 0044 

DSC 0757 EDE 4256 EDE 4331

EDE 4334 EDE 4347

Fotos: Cb Boller, Cb Carlos e Sd Giovanne

 

Fim do conteúdo da página