Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Estado-Maior > Iluminação cênica valoriza arquitetura do Museu do Expedicionário
Início do conteúdo da página
Projeto luminotécnico do Museu

Iluminação cênica valoriza arquitetura do Museu do Expedicionário

  • Acessos: 329

Um novo sistema de refletores, com jogo de luzes especiais, deixou ainda mais charmosa a estrutura arquitetônica do Museu do Expedicionário de Curitiba, datada de 1951. O espaço foi escolhido pelo programa da Prefeitura de Curitiba, que visa valorizar o patrimônio público e prédios históricos, a partir da iluminação cênica. Uma cerimônia de inauguração foi realizada na noite da última quarta-feira, para celebrar o feito. Esteve presente o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, o General de Brigada Aléssio Oliveira Silva, Comandante da 5ª RM, o diretor do museu, Coronel Said Zendim e o Secretário Municipal de Obras Públicas, Mario Tookuni.

Além da edificação do museu, o projeto contemplou a Praça do Expedicionário e todos os elementos ao seu entorno, que agora podem ser apreciados também à noite. No topo do prédio, a escultura representando a Patrulha da Força Expedicionária Brasileira (FEB), ganhou o merecido destaque. O Jogo de luzes e sombras ressaltou os detalhes da obra. Da mesma forma, o blindado M3 Sturt, o caça P-47, o canhão Leichte Feldhaubitze 18 e o Torpedo MK 15, foram beneficiados pela nova iluminação.

Até quem é de casa, e entende do assunto, se encantou com o charme que as luzes proporcionaram ao museu. “Esse novo projeto de iluminação resgata vários sentimentos, destaca a volumetria do edifício, que foi pensada pelo Eng. Euro Brandão, assim como a magnífica escultura da patrulha, pensada pelo artista plástico Humberto Cozzo, declarou o Arquiteto e Urbanista, Francis de Almeida, voluntário do Museu.

Projeto luminotécnico do Museu

Assim como a questão estética, o projeto luminotécnico do Museu e Praça do Expedicionário prezou pelo uso de sistemas de iluminação mais eficientes, garantido a economia e melhora na qualidade da iluminação. Um dos objetivos é que as pessoas possam ver o Museu a distância, podendo apreciar a beleza arquitetônica, integrada ao espaço ao redor. “Com a iluminação o prédio ganhou mais vida na parte da noite e torna-se uma referência para a cidade”, declarou o Coronel Said Zendim.

O Diretor do Departamento de Iluminação Pública, Tony Malheiros, explica que a iluminação não é apenas funcional. “Os monumentos de Curitiba também são atrativos turísticos. Quando fazemos a iluminação cênica, fomentamos o turismo na nossa cidade, a economia, e também embelezamos a cidade”, explicou Malheiros.

O Museu do Expedicionário está entre os roteiros turísticos de Curitiba e constitui-se hoje, em um dos mais completos museus temáticos Brasileiros sobre a Segunda Guerra Mundial, possuindo em seu acervo uma ampla quantidade de documentos, fotografias, mapas e ilustrações.

hist hist1 hist2

Fotos: Sgt Coutinho

Fim do conteúdo da página