Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Estado-Maior > Exército Brasileiro ganha representante em Academia de Cultura em Curitiba
Início do conteúdo da página
Academia de Cultura

Exército Brasileiro ganha representante em Academia de Cultura em Curitiba

  • Acessos: 418

“Ainda vemos nos dias de hoje a importância da arte, da cultura e da educação. E a ACCUR - Academia de Cultura de Curitiba, procura investir nisso, porque acreditamos que na história de um povo, a cultura é primordial para perpetuarmos a nossa história”. Foram com essas belas palavras que a presidente da Academia, Maria Inês Pierin Borges da Silveira, deu início à cerimônia de posse dos doze novos Membros Acadêmicos e à celebração do 27º aniversário da Instituição. O evento foi realizado na quinta-feira, 16 de agosto, na Sede da ACCUR.

Entre os novos Acadêmicos estavam músicos, escritores, poetas e poetisas, além de educadores, comunicadores, advogados e desembargadores, todos inseridos no cenário de cultura. Como Acadêmico Honorário, um único membro foi agraciado, o General de Brigada Aléssio Oliveira da Silva, Comandante da 5ª Região Militar (5ª RM).

A indicação do General Aléssio foi feita pelo Juiz do TJM-PR, João Darcy Ruggeri, que é Sócio-Fundador e Grão-Mestre de Honra da ACCUR. Das mãos de seu padrinho, o General recebeu o tão distinto pelerine e o certificado. “Nós precisamos integrar cada vez mais as Forças Armadas com as instituições culturais, e evitar que pensem, que admitam, ou que tenham como interpretação que as Forças Armadas são instrumentos de guerra, de violência. As Forças Armadas são Instituições culturais, que têm a seu encargo a responsabilidade de preservar a soberania da nossa Pátria, a nossa integridade física e os nossos direitos individuais”, destacou o Comandante da 5ª RM.

O Comandante da 5ªRM, visivelmente emocionado, agradeceu a oportunidade de fazer parte da nobre Academia. “Eu agradeço pelo carinho e estou lisonjeado pela natureza do título que me foi concedido, de Acadêmico Honorário de uma Instituição tão importante e cercada por pessoas altamente qualificadas, em todos os seguimentos culturais de Curitiba, do Paraná e do Brasil”. Outros militares fizeram história na ACCUR, como o General de Divisão da Reserva, Jofre Sampaio, um dos fundadores da Instituição.

Para abrilhantar ainda mais a noite, os músicos Ana Paula Petes e Kadu Lambach, membros da Academia, interpretaram canções de Pixinguinha e do poeta contemporâneo Renato Russo, ao som de flauta, voz e violão.

Academia de Cultura de Curitiba

ACCUR foi fundada em agosto de 1992, com o objetivo de atuar e atender aos anseios culturais da comunidade curitibana nos diversos aspectos intelectuais e artísticos. A Instituição é constituída de um quadro de Acadêmicos Fundadores, Efetivos, Beneméritos, Honorários e Correspondentes.

Cabe aos Acadêmicos contribuir para o desenvolvimento cultural da ACCUR e responder com responsabilidade pelo cargo para os quis foram eleitos ou designados.

DSC_6513
DSC_6518
DSC_6548
DSC_6592
DSC_6630
1/5 
start stop bwd fwd

Fim do conteúdo da página