Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Estado-Maior > Militares são homenageados pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina
Início do conteúdo da página
Homenagem na ALESC

Militares são homenageados pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina

  • Acessos: 286

Florianópolis (SC) – A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC) homenageou, em Sessão Especial na noite de segunda-feira (26), o Exército Brasileiro pela passagem do Dia do Soldado.

O Deputado Nilso Berlanda, que presidiu a sessão, destacou a importância dos militares em seus trabalhos para garantir a paz e a segurança interna e externa do país. “Os soldados são, muitas vezes, a única presença do Estado no imenso território nacional. Esta sessão é de reconhecimento e de gratidão, parabéns a cada soldado”, declarou.

Durante a solenidade, foi lembrado de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro, que com sua dedicação extrema e espírito conciliador tornou-se herói do povo brasileiro, símbolo das virtudes cívicas.

Os militares de Santa Catarina

O General de Brigada Ricardo Miranda Aversa, Comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, ao fazer uso da palavra, relembrou homens que brilharam no Exército e foram fundamentais na história catarinense, como os brigadeiros Silva Paes e Jerônimo Coelho; Marechal Guilherme Xavier de Souza; General Felipe Schimidt; e os Coronéis Fernando Machado de Sousa e Pedro Ivo Campos.

Ainda na tribuna, General Miranda agradeceu a referência ao patrono do Exército Brasileiro e externou a gratidão pela homenagem da ALESC aos cerca de cinco mil soldados que atuam no em Santa Catarina. Ressaltou também a atuação das unidades baseadas no estado em operações de fronteira, no Extremo Oeste; na pavimentação dos Caminhos da Neve e Morro da Igreja, no Planalto; no socorro às populações atingidas por desastres climáticos e em Missões da ONU.

A homenagem foi prestigiada pelo Diretor do Hospital de Guarnição de Florianópolis (HGuFl), Coronel Médico Sérgio Luis Hammes, e os comandantes da Polícia Militar de Santa Catarina, Coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Junior; do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Charles Alexandre Vieira; da Base Aérea de Florianópolis, Coronel Aviador Luiz dos Santos Alves; a Capitã-de-Corveta Andréia Peixoto, representando a Capitania dos Portos; além de militares da Guarnição de Florianópolis.

Homenageados na Sessão Especial:

- General de Brigada Ricardo Miranda Aversa, Comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada;

- Coronel Médico Sérgio Luis Hammes, Diretor do Hospital de Guarnição de Florianópolis;

- Coronel Reinaldo Sótão Calderaro, Comandante do 62º Batalhão de Infantaria, de Joinville;

- Coronel Carlos Alberto Moutinho Vaz, Comandante do 14º Regimento de Cavalaria, de São Miguel do Oeste;

- Coronel André Luiz Grenteski, Comandante do 23º Batalhão de Infantaria, de Blumenau;

- Coronel José Ribamar Cândido de Souza Neto, Comandante do 28º Grupamento de Artilharia de Campanha, de Criciúma;

- Coronel Jaques Flório Simplício, Comandante do 63º Batalhão de Infantaria, de Florianópolis;

- Major Josias Marcos de Resende Silva, Comandante da Companhia de Comando da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, de Florianópolis;

- Major Tadeu Poerschki Pacheco de Oliveira, Comandante da 3ª Companhia do 63º Batalhão de Infantaria, de Tubarão;

- Capitão João Paulo Milanello Tessari, Comandante do 14º Pelotão de Polícia do Exército, de Florianópolis.

1
2
3
4
5
1/5 
start stop bwd fwd

Fim do conteúdo da página