Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Logística > 5ª RM implanta sistema para gerenciamento da distribuição de suprimentos alimentícios
Início do conteúdo da página
Informatização na Logística

5ª RM implanta sistema para gerenciamento da distribuição de suprimentos alimentícios

  • Acessos: 912

Uma das missões do 5ª Batalhão de Suprimento (5ª B Sup) é garantir que os suprimentos alimentícios cheguem aos 36 serviços de aprovisionamento das Organizações Militares (OM) jurisdicionadas ao Comando da 5ª Região Militar (5ª RM), o qual abrange os estados do Paraná e Santa Catarina. Este ano, já foram fornecidos mais de 1.800 toneladas em gêneros alimentícios, englobando itens secos e frigorificados. Diante dessa demanda e pensando na adoção de práticas gerenciais que conduzam a um melhor desempenho operacional, foi criado o novo Quadro Demonstrativo de Atividades de Aprovisionamento Eletrônico (QDAA Eletrônico).

O sistema, idealizado pelo Escalão Logístico da 5ª RM e desenvolvido pela Seção de Tecnologia da Informação, do Comando da 5ª RM, tem a função de gerenciar os níveis de suprimentos de forma mais rápida, precisa e oportuna. “O principal objetivo do sistema é desburocratizar. O gerenciamento baseado em planilhas, deu espaço a um Sistema mais interativo e dinâmico”, declarou o Tenente-Coronel José Anselmo Machado, chefe da Seção de Suprimentos Classe I, do Escalão Logístico/5ª RM.

Evolução

No antigo modelo analógico do QDAA, o 5º B Sup enviava aos setores de aprovisionamento das OM jurisdicionadas ao Comando da 5ª RM os suprimentos alimentícios e estes faziam seu próprio controle interno por meio de planilhas. No final de cada mês, o encarregado do aprovisionamento dessas OM era responsável por elaborar um resumo de toda a movimentação de estoque, o qual era submetido para conferência e assinatura do Fiscal Administrativo e, posteriormente, do Comandante da OM. Somente após todo esse processo a planilha era remetida ao 5º B Sup.

Agora, todos os itens enviados aos serviços de aprovisionamento são cadastrados no QDAA Eletrônico pelo 5º B Sup. Aos encarregados de aprovisionamento das OM jurisdicionadas cabe atualizar o sistema, informando o quanto já foi consumido de cada gênero alimentício. Com essas informações é possível controlar a quantidade de suprimentos em estoque, a duração prevista de cada item, e assim ordenar o ressuprimento e as novas aquisições com fornecedores de forma mais eficiente. O novo sistema também garante o controle de validade, evitando assim, a perda de suprimentos.

A partir de gráficos e indicadores, todos os elementos da cadeia logística, desde o mais alto escalão, passando pelo 5ª B Sup, até as unidades de tropas que consumem, podem acompanhar os dados disponibilizados no QDAA Eletrônico.

QDAA 2 QDAA materia 1

QDAA3 1

 

Fim do conteúdo da página