Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Mobilização > Capacitação de operadores de Defesa Nacional
Início do conteúdo da página
Mobilização Militar

Capacitação de operadores de Defesa Nacional

  • Acessos: 503

Curitiba (PR) – A 5ª Região Militar, referência nas atividades de Mobilização de Recursos Humanos e Logísticos, vem realizando um trabalho contínuo e focado no aperfeiçoamento de processos que envolvem a Logística e a Mobilização, buscando ampliar o entendimento e a importância desta atividade para a Defesa Nacional.

A 5ª RM sediou capacitação do Módulo de Empresas Mobilizáveis (MODEMOB) e Treinamento básico para os operadores do sistema APOLO, que é o Sistema de Informações Gerenciais de Logística e Mobilização de Defesa.

 O APOLO é um recurso de tecnologia da informação da Chefia de Logística do Ministério e do Sistema Nacional de Mobilização (SINAMOB), concebido em consonância com a Estratégia Nacional de Defesa e tem seu foco na interoperabilidade das informações geradas pelos sistemas logísticos das Forças Armadas e outros sistemas de interesse.

O MODEMOB é usado para identificar estabelecimentos comerciais ou industriais que, em caso de mobilização, tenham capacidade técnica e estrutural de fornecer produtos ou serviços necessários ao atendimento das carências logísticas das Forças Armadas.

O objetivo da Reunião Setorial do Sistema de Mobilização Militar (SISMOMIL), no âmbito do Comando Militar do Sul, foi o de aprimorar a capacidade dos Recursos Humanos que atuam na condução das atividades ligadas ao Sistema de Mobilização Militar e ao Sistema de Mobilização de Recursos Logísticos. A atividade aconteceu no dia 21 de março com a presença de integrantes do Ministério da Defesa, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira (FAB).

Focado no efetivo emprego dos Recursos Humanos e atendendo as Diretrizes do Comandante da 5ª RM também foi realizado o Estágio para Oficiais Mobilizadores e Delegados de Serviço Militar. A atividade se desenvolveu no Posto de Recrutamento e Mobilização (PRM) 05/001, localizado no Bairro Boqueirão, em Curitiba, entre os dias 12 e 14 de março, om a presença de 13 militares oriundos de Organizações Militares dos estados de Santa Catarina e do Paraná. Durante os três dias foram ministradas palestras e instruções versando sobre as peculiaridades e especifidades do Serviço Militar e da nova concepção da Mobilização de Recursos Humanos.

DSC_7541
DSC_7544
DSC_7547
DSC_7550
DSC_7553
DSC_7579
1/6 
start stop bwd fwd
Fim do conteúdo da página