Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Escalão de Pessoal > Alistamento Militar começou no Paraná e Santa Catarina
Início do conteúdo da página
Alistamento

Alistamento Militar começou no Paraná e Santa Catarina

  • Acessos: 8592

O alistamento militar para o jovem do sexo masculino é obrigatório no ano que completa 18 anos e o cadastro termina no último dia útil do mês de junho; os convocados passam por uma seleção.

O prazo para o alistamento no serviço militar em 2021 iniciou. Desde quarta-feira (/01), os jovens brasileiros que nasceram em 2003 devem fazer o registro na página oficial do alistamento (www.alistamento.eb.mil.br) ou pessoalmente na Junta de Serviço Militar mais próxima da residência do solicitante.

O alistamento militar para o jovem do sexo masculino é obrigatório a partir dos 18 anos, conforme lei no 4.375, de 17 de agosto de 1964. O documento gerado com o alistamento é necessário para o cidadão se candidatar a qualquer emprego, concurso público e até para fazer passaporte, por isso, a importância de estar em dia com as obrigações militares.

O alistamento termina no último dia útil do mês de junho e é necessário possuir um número de CPF para validar as informações. Quem não tem CPF deve levar a certidão de nascimento, comprovante de residência e identidade à Junta Militar. Para os que vivem no exterior e não têm número de CPF, o alistamento deve ser feito em uma repartição consular.

Desde 2016, o processo de alistamento militar pode ser feito pela internet. Segundo o Chefe do Escalão de Pessoal da 5a Região Militar, cerca de 90% dos jovens já se inscrevem pela internet, “Essa inscrição online facilita e muito ao candidato por ser mais rápida, fácil e não necessitar de deslocamento. Os que ainda vão à Junta Militar são porque não possuem documentos como CPF ou para tirar alguma dúvida. Lá nosso secretário auxilia em como obter a documentação, por exemplo.”, afirmou.

A 5a Região Militar é a responsável pelo processo de seleção e convocação dos jovens nos estados do Paraná e Santa Catarina. Em 2020 foram incorporados 6658 recrutas nos Quartéis de ambos os estados e Tiros de Guerra. No âmbito nacional se alistaram 122.065 jovens.

Prazo

Os convocados passam por uma seleção e, em seguida, recebem treinamento nos quartéis do Exército, Marinha ou Aeronáutica. Essa opção só é feita na etapa de seleção. Se o jovem perder o prazo para se alistar, será preciso procurar a Junta Militar para regularizar sua situação. Quem está irregular com o serviço militar fica impedido de assumir cargo público, tirar passaporte e se matricular em instituições de ensino, por exemplo.

Feito o alistamento, os inscritos deverão ficar atentos à data em que deverão comparecer para participar do processo de seleção que, habitualmente, ocorre de fevereiro a novembro. A data para o comparecimento à Comissão de Seleção deve ser consultada no mesmo site de alistamento.

Dispensa

Contudo, há situações específicas em que os rapazes podem ser dispensados do alistamento. Quem for o único responsável pelo sustento da família deve procurar a Junta Militar do município para deixar de participar do alistamento. Já os portadores de necessidades especiais podem pedir a isenção do serviço militar. Nesses casos, é preciso apresentar um laudo médico que comprove o diagnóstico.

 

Alistamento Militar 2021   alistamentomilitarobrigatorio

Fim do conteúdo da página