Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Saúde > 5ª RM realiza palestra sobre prevenção ao uso de drogas e álcool
Início do conteúdo da página
Prevenção

5ª RM realiza palestra sobre prevenção ao uso de drogas e álcool

  • Acessos: 278

Curitiba (PR) – No último dia 17 de fevereiro de 2020 foi realizada uma palestra referente ao mês alusivo de Combate às Drogas e Alcoolismo, no auditório da 5ª Região Militar (5ª RM).

A palestra foi ministrada pelo Professor Mestre Aislan José de Oliveira, sob o tema “Dependência Química”. O especialista no tema é graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, é Mestre em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná e Doutorando em Psicologia da Saúde pela Universidade metodista de São Paulo.

A abordagem da palestra foi em torno da prevenção ao uso de drogas e álcool e tratamento, além de identificação de características de personalidade do usuário que define o tipo de tratamento aplicado a cada caso.

No primeiro momento o palestrante focou nas ações de prevenção, reconhecimento dos sinais de uso, as formas de uso e apresentou dados estatísticos. Depois abordou as formas de tratamento, estratégias terapêuticas com evidências científicas para entender o fenômeno.

Nas considerações finais explicou que cada substância impacta de forma diferente podendo ser com maior ou menor intensidade. Assim, diferentes dependências implicam em diferentes tratamentos, podendo ocorrer inclusive ter baixa adesão ao tratamento ou mesmo abandono precoce. Por isso a prevenção é tão importante.

O evento foi uma iniciativa da Seção do Serviço de Assistência Social (SSAS).

1 2

FOTOS: Ten Josiany

Fim do conteúdo da página