Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Saúde > Ações de valorização da vida são destaque da 5ª RM em visita da DCIPAS
Início do conteúdo da página
Vida em destaque

Ações de valorização da vida são destaque da 5ª RM em visita da DCIPAS

  • Acessos: 104

CURITIBA – A 5ª Região Militar recebeu, nos dias 16 e 17 de setembro, a Visita de Orientação Técnica (VOT) da Diretoria de Civis, Inativos, Pensionistas e Assistência Social (DCIPAS), sob a direção do General Rosty.

A comitiva visitou as instalações das seções de Pessoal Civil, de Inativos e Pensionistas e de Assistência Social, além do Museu do Expedicionário. Houve verificação das atividades desenvolvidas nestas áreas pela 5ª RM com destaque para as ações do Programa de Valorização da Vida (PVV).

A VOT teve como objetivos orientar tecnicamente as Seções da 5ª RM envolvidas com o Sistema de Pessoal Civil do Comando do Exército (SiPeC – EB), do Serviço de Inativos e Pensionistas do Exército (SvIPEx) e do Serviço de Assistência Social do Exército (SASEx). O Diretor da DCIPAS realizou a abertura do evento, destacando a importância das diversas ferramentas para agregar melhorias aos processos.

Foco na Assistência Social

A DCIPAS atende, atualmente, 730 mil usuários. Entre as ações da Diretoria estão: prevenção ao suicídio, preparação de militares para a reserva remunerada, bolsas de estudo para cursos preparatórios da ESA, EsPECEx e ENEM, gestão das relações de hotéis de trânsito e de áreas de lazer, além de apoio socioeconômico, à pessoa com deficiência e a militares, servidores e civis em situações especiais.

Valorização da Vida

Uma boa prática apresentada pela 5ª RM foi a criação de um caderno de encargos contendo instrumentos e ferramentas a serem utilizadas para desenvolver as ações de valorização da vida no âmbito regional. A equipe da Seção do Serviço de Assistência Social (SSAS), que foi reforçada em 2019 com a contratação de duas assistentes sociais e uma psicóloga, orienta, coordena e fiscaliza a execução destas ações em todas as organizações militares do Paraná e Santa Catarina, com o objetivo de proporcionar o bem-estar biopsicossocial da família militar e, principalmente, evitar a ocorrência de suicídio.

1 2 3

4 5 6

FOTOS: Cb Boller

Fim do conteúdo da página