Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Saúde > Hospital de Florianópolis lança livro e moeda comemorativa aos 150 anos de criação
Início do conteúdo da página
150 anos do HGuFl

Hospital de Florianópolis lança livro e moeda comemorativa aos 150 anos de criação

  • Acessos: 379

Florianópolis (SC) – O Hospital de Guarnição de Florianópolis (HGuFl) completou 150 anos de serviços de saúde prestados à comunidade catarinense. Para marcar a data, foi lançado o livro “Nossa História”, que com fotografias, documentos e fatos conta a trajetória do hospital desde o ano 1869, quando foi fundado.

Essa data importante também ficou marcada em uma moeda comemorativa que tem em uma das faces a fachada e o nome do Hospital no ano de sua criação, “Hospital Militar Provisório de Santa Catharina” e na outra face, as frases “Hospital de Guarnição de Florianópolis” e “A Saúde da Nossa Força”, rodeam o símbolo do HGuFl.  

“Além da comemoração do sesquicentenário, neste primeiro semestre o HGuFl teve seu parque tecnológico modernizado, com aquisições de novos equipamentos para o Centro de Diagnóstico por Imagens, para o Centro Cirúrgico e para o Laboratório de Análises Clínicas, visando a ampliação dos serviços para garantir maior humanização e segurança na assistência à saúde da família militar”, afirma o Coronel Sérgio Luis Hammes, Diretor do HGuFl.

Inovações

O Centro Cirúrgico Irmã Thomázia teve sua capacidade de cirurgias por videolaparoscopia reestabelecidas.

Com a aquisição de novos equipamentos, o Centro Cirúrgico tem assegurado o suporte para a realização de procedimentos como herniorrafias (reparo de hérnia), colecistectomia (retirada da vesícula), apendicectomia (retirada do apêndice), ressecção transuretral de próstata e bexiga (RTU), além de exames como videonasofibroscopia, que consegue mostrar ao médico toda cavidade nasal, rinofaringe e laringe.

A cirurgia por vídeo é realizada por auxílio de uma endocâmera e mostra ao médico-cirurgião em tempo real toda a cavidade a ser operada. “Por ser uma técnica minimamente invasiva, propõe uma recuperação mais rápida ao paciente e por ser realizada através de pequenas incisões na pele, diferente de uma cirurgia aberta, produz uma menor cicatriz”, comenta o Coronel Sérgio.

O Centro Cirúrgico do HGuFl realiza em média 8 cirurgias videolaparoscópica por mês, além dos exames realizados através da torre de vídeo.

Outra aquisição foi o Analisador Automático para o Laboratório de Análises Clínicas (LAC). O produto oferece um desempenho de até 110 hemogramas por hora e é um equipamento de alta tecnologia com configurações que simplifica o fluxo de trabalho na análise de dados, incluindo a melhoria da eficiência do reexame e validação automática para amostras normais. Também foi adquirido e instalado o equipamento de Densitômetro Ósseo, que analisa o esqueleto humano e pode detectar alterações pela deficiência de cálcio nos ossos, como osteopenia e osteoporose.

1 2

Fim do conteúdo da página