Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Estado Maior > Seção de Relações Públicas > Últimas Notícias > Blindado M-60 vira atração turística em Campo Largo
Início do conteúdo da página
Tiro de Guerra

Blindado M-60 vira atração turística em Campo Largo

  • Acessos: 206

ThumbCampo Largo (PR) – Na manhã desta terça-feira, 12 de junho, foi inaugurada a Praça Memorial da Força Expedicionária Brasileira (FEB), localizada no Parque Newton Puppi. A cerimônia realizada pela Prefeitura Municipal de Campo Largo e pelo Tiro de Guerra 05-020 (TG 05-020) teve a ilustre presença de autoridades civis e militares, como o General de Divisão José Ricardo Vendramin Nunes, Comandante da 5ª Divisão de Exército; o Sr Mauricio Rivabem, Prefeito de Campo Largo; o General de Brigada Ivan Alexandre Corrêa Silva, Comandante da 5ª Região Militar; o General de Brigada Alexandre Pfaender Júnior, Comandante da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada e o Subtenente Genesio Ballatka, Chefe da Instrução do TG 05-020.

Inicialmente, o Comandante da 5ª Região Militar foi recepcionado pelo Instrutor Chefe do TG 05-020, visitou as instalações e participou de solenidade militar. Na sequência, os cidadãos campolarguenses foram agraciados com cerimônia cívico-militar, presidida pelo General de Divisão Vendramin. Na ocasião, a viatura blindada M-60, doado pelo 5º Regimento de Carros de Combate (5º RCC), foi apresentada oficialmente ao público, ao lado de estrutura de concreto com placa metálica, trazendo informações sobre pracinhas campolarguenses que participaram da 2ª Guerra Mundial e com as autoridades que inauguraram a Praça Memorial da FEB.

VBC CC M-60 TTS

Produzido em 1960, o veículo, do modelo Viatura Blindada de Combate Carro de Combate M-60 Tank Thermal Sight (VBC CC M-60 TTS) participou de várias guerras, como a Guerra do Vietnã, as Guerras Árabes Israelenses e a 1ª Guerra do Golfo. Essa viatura, à época, foi o principal carro de combate do Exército e do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos da América.

Nos anos de 1990, o Exército Brasileiro adquiriu 90 VBC CC M-60 TTS que possui um canhão de 105 mm e guarnição de quatro militares (Comandante, motorista, artilheiro e municiador).

1 2 3

 

4 5 6

 

Fotos: Sd Allessi/ Chitão Batista

Fim do conteúdo da página