Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Eventos > Palestra alusiva ao “Setembro Amarelo” – A vida é a melhor escolha!
Início do conteúdo da página
Prevenção

Palestra alusiva ao “Setembro Amarelo” – A vida é a melhor escolha!

  • Acessos: 732

1Curitiba (PR)Na tarde do último dia 20 de setembro, a Seção de Assistência Social (SAS) promoveu, em consonância com as diretrizes do Programa de Valorização da Vida (PVV), a realização de uma palestra alusiva ao mês de prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo.

Para ministrar a palestra, realizada no auditório da 5ª RM para todos os integrantes da Região Heróis da Lapa, foi convidada a Sra Mara Cristina Ferreira, psicóloga especialista em educação e psicologia analítica, com MBA em Gestão Social.

Na ocasião, a palestrante enfatizou que a vida é permeada por momentos bons e difíceis e que “saúde mental” não é sinônimo de estar sempre bem, mas de buscar gerir as oscilações da vida de forma a fortalecer as emoções e a tomada consciente de decisões.

Nesse sentido, devemos prestar atenção a possíveis sinais de alerta, seja num olhar intimista, para conosco, ou empático, direcionado àqueles com quem convivemos. Alguns desses sinais, são: desesperança, solidão, culpa, ansiedade, apatia, revolta, luto e vícios.

No que diz respeito ao apoio às pessoas com problemas, é importante destacar que o suicídio não resulta de uma única causa, ao contrário, é decorrente de fatores biológicos, genéticos, psicológicos e socioculturais e, sendo assim, a ajuda efetiva deve envolver aspectos como: oferta de companhia e empatia (ouvir sem julgamentos); incentivo à socialização, terapia e prática desportiva; e reforço de palavras positivas (elogios) e incentivos.

Para o apoio em âmbito institucional, a palestrante indicou quatro pontos básicos para fomentar o favorecimento à saúde mental dos colaboradores:

1 - Verbalizar feedbacks (positivos, negativos, evolução).

2 - Estabelecer uma rotina de diálogo constante.

3 - Mapear os perfis dos colaboradores.

4 - Treinar os líderes.

Ao final, o Comandante da 5ª Região Militar, General de Brigada André Luiz Ísola, fez uso da palavra agradecendo a valiosa intervenção, que trouxe um olhar externo ao nosso meio, abrindo novos espectros de entendimento sobre o tema, e realizou a entrega de um Diploma de Agradecimento e do livro sobre a história da 5ª RM, à palestrante.

1 2 3

Foto: 3º Sgt Murilo

Fim do conteúdo da página