Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Eventos > Colégio Militar de Curitiba comemora 64 anos
Início do conteúdo da página
Aniversário do CMC

Colégio Militar de Curitiba comemora 64 anos

  • Acessos: 1267

1 IMGO Colégio Militar de Curitiba (CMC) promoveu, no último dia 29 de abril, um evento comemorativo aos seus 64 anos, completados no dia 21.

Estiveram presentes o General de Divisão José Ricardo Vendramin Nunes, Comandante de 5ª Divisão de Exército, o General de Brigada Ivan Alexandre Corrêa Silva, Comandante da 5ª Região Militar e o Contra-Almirante Carlos Henrique de Lima Zampieri, Subchefe de Assuntos Marítimos do Estado-Maior da Armada, dentre outras autoridades civis e militares.

No Pavilhão do Comando do CMC, foi inaugurado, na Galeria de “Estímulo à Vocação Militar,” o retrato do General de Brigada Jacy Barbosa Junior, Chefe do Centro Integrado de Telemática do Exército (CITEX). O General foi aluno do CMC entre 1984 e 1985.

Fazem parte da Galeria os alunos que tiveram sua vocação despertada ao longo de sua formação no CMC, seguindo a carreira das armas e atingindo os mais altos postos da hierarquia militar da Marinha, do Exército e da Força Aérea.

Com a finalidade de homenagear os integrantes, que por mais tempo se dedicaram ao Colégio em suas áreas de atuação, foi inaugurada a “Galeria dos Decanos do CMC,” que contou com as fotos do professor militar, Coronel Veterano Ronaldo Gazal Rocha, do professor civil, Daniel Birch e do Sargento Veterano Paulo Cezar Gonçalves, integrantes mais antigos do Corpo Permanente em atividade no CMC.

Na sequência, na área externa do Colégio foi realizada a cerimônia de entrada simbólica dos ex-alunos. O General de Exército Veterano Luís Carlos Gomes Mattos, antigo Ministro do Superior Tribunal Militar e ex-aluno do CMC e a aluna Sofia Orofino abriram a entrada do Corpo da Guarda e, após todos passarem, marcharam até o pátio de Formaturas.

Formatura com o Batalhão Escolar

Durante a formatura com o Batalhão Escolar, o Coronel Alberto Ono Horita, Comandante e Diretor de Ensino do CMC, realizou a entrega de panóplias para os antigos Comandantes do CMC, pelos excelentes serviços prestados ao Ensino do Exército e Diplomas “Amigo do CMC”, para autoridades civis e militares, pela inestimável e assídua colaboração prestada ao Colégio.

Os alunos também foram condecorados, com medalhas de “Aplicação e Estudo”, que de acordo com as normas para concessão de prêmios aos alunos do Sistema Colégio Militar do Brasil, são ofertadas aos alunos que se destacaram em primeiro, segundo e terceiro lugares em cada ano do Ensino Médio e Fundamental, com a obtenção das maiores notas globais do ano.

 

1 2 4

5 6 7

Fotos CMC

Fim do conteúdo da página