Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Logística > 5ª Região Militar participa de Operação Logística no Porto de Paranaguá
Início do conteúdo da página
Operação Logística

5ª Região Militar participa de Operação Logística no Porto de Paranaguá

  • Acessos: 337

foto 3Paranaguá (PR) - O Comando da 5ª Região Militar (5ª RM) participou da coordenação da operação de desembarque e transporte de 30 viaturas blindadas oriundas do Exército dos Estados Unidos (US Army), por intermédio do programa Foreign Military Sales. A carga, vinda da cidade de Galveston no Texas, chegou ao Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), no dia 6 de outubro, no navio de bandeira norte-americana Arc Resolve.

Entre os dias 10 e 13 de outubro, as viaturas foram deslocadas para o Parque Regional de Manutenção/5, em Curitiba, onde serão modernizadas, seguindo os padrões das Forças Armadas Brasileiras. A operação foi organizada junto à Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) e pelo Terminal de Contêineres de Paranaguá S/A (TCP).

O Escalão Logístico da 5ª RM participou das tratativas para operacionalizar o recebimento das viaturas a partir do desembarque no TCP, com a equipe da Divisão de Importação e Exportação de Materiais da Base de Apoio Logístico do Exército. O transporte da frota ficou a cargo da Seção Logística do Comando da 5ª Divisão de Exército, por intermédio do 27º Batalhão Logístico e do 5º Batalhão Logístico.

Somente no Porto de Paranaguá, foram recebidos outros 52 veículos blindados em 2016, 100 em 2018, 4 em 2019, 30 em 2020 e 20 em agosto de 2023, totalizando 206 veículos blindados.

Viaturas Blindadas Especializadas - O modelo M577A2 possui motor diesel de 212 HP e é compatível com os mais diversos tipos de materiais optrônicos, inclusive de visão noturna. Devido à sua versatilidade, pode ser adaptado para outras funções tais como ambulância, central de tiro e comunicações.

foto 1 foto 2 foto 3 

foto 4 foto 1 foto 2

Fotos: Sgt Coutinho / Sd Allessi

     

Fim do conteúdo da página