Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Tiros de Guerra > Entraves logísticos na produção de grãos paranaenses
Início do conteúdo da página
Produção de grãos

Entraves logísticos na produção de grãos paranaenses

  • Acessos: 287

Até o ano passado o estado do Paraná estava em segundo lugar no ranking de maior produtor de grãos do país. Devido a intempéries da natureza e entraves logísticos na importação de produtos que são utilizados na adubação como Nitrato de Amônio, Nitrato de Potássio e NPK (mistura de nitrato) houve uma queda brusca na produção, o que acarretou na terceira colocação no ranking de produtor.

Diante deste cenário, com o objetivo em colaborar ainda mais com o desenvolvimento nacional, o Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 5ª Região Militar (SFPC/5), em parceria com a Secretaria da Receita Federal do Paraná, padronizou procedimentos na importação e nacionalização de Azoto nos estados do Paraná e Santa Catarina como mais uma alternativa de agilizar os procedimentos alfandegários e colaborar com os produtores rurais.

No dia 27 de fevereiro, foi realizada uma reunião de alinhamento da equipe do SFPC/5, na sede da Secretaria da Receita Federal do Paraná, com a presença do Delegado da Receita Federal, de auditor fiscal e despachantes aduaneiros dos Portos de Paranaguá e Antonina, a fim de delinear procedimentos previstos em lei sobre depósito alfandegário, homologação de embarque, vistoria até a nacionalização do produto. A iniciativa visa ajustar condutas no desembaraço alfandegário dos produtos e agilizar os processos para que o produto chegue ao produtor em menos tempo.

Fim do conteúdo da página