Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Estado-Maior > Planejamento de campanhas de incentivo aos estudos no PR e SC resultou em cinco aprovações
Início do conteúdo da página
Escolas militares

Planejamento de campanhas de incentivo aos estudos no PR e SC resultou em cinco aprovações

  • Acessos: 874

CURITIBA – Desde o primeiro dia útil do mês de janeiro o Comando da 5ª Região Militar (5ª RM) promoveu uma série de campanhas de incentivo ao estudo e à inscrições de seu efetivo temporário, seja ele variável ou técnico, nos processos seletivos das escolas militares de todo o país.
Com banners quinzenais nas redes sociais e na página da intranet, publicações de questões simuladas em formato de quiz e dos processos de inscrição e datas de provas, a 5ª RM procurou incentivar a participação dos militares.
Outra ação realizada foi a publicação de matérias com militares que servem nas organizações do Paraná e Santa Catarina e que foram aprovados na Escola dos Sargento das Armas (EsSA), Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) e Instituto Militar de Engenharia (IME). Dicas de estudo foram abordadas nas entrevistadas como mais uma ferramenta de apoio ao estudo.
Durante as visitas de orientação técnica nas organizações militares da jurisdição, o Comandante da 5ª RM verificou, em todas as OM que esteve, o planejamento de divulgação de processos de inscrição e perguntou diretamente ao efetivo sobre o interesse nas seleções, com foco prioritário para cabos e soldados.
O resultado destas ações foi a aprovação de cinco militares, sendo um soldado do efetivo variável e outro do efetivo profissional na EsSA, um 2º Sargento na EsFCEx, um Cabo do Efetivo Técnico na Escola de Fuzileiros Navais e um aluno do Curso de Formação e Graduação de Sargentos no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro.

Campanha 2020

A Seção de Comunicação Social da 5ª RM tem em seu planejamento de trabalho de 2020 a intensificação de divulgação de campanhas de incentivo ao estudo e inscrições nos processos seletivos das escolas militares, seguindo a determinação do Comando do Exército e na Diretriz de Comunicação Social do Centro de Comunicação Social do Exército.

Destaques do ano

Um dos destaques foi na 3ª Companhia do 63º Batalhão de Infantaria (3ª/63º BI), em Santa Catarina, em que o apoio ao estudo dos soldados ao ingresso nas escolas militares foi um diferencial e resultou na aprovação de um dos soldados do efetivo variável na EsSA.
O projeto “Concurseiros” atendeu soldados que desejavam prosseguir na carreira militar com ingresso na Escola de Sargentos das Armas (ESA) ou Escola Preparatória e Cadetes do Exército (EsPCEx).
Foram 20 alunos, entre recrutas e soldados antigos, que participam das aulas. “O material de estudo foi fornecido gratuitamente pelo Curso e Colégio Energia de Balneário Camboriú e as aulas foram ministradas com professores da Faculdade do Capivari – Univinte”, afirmou o 2º Tenente Olinger, um dos idealizadores do projeto.
O projeto não teve custo ao soldado da 3ª/63º BI e as aulas foram diárias. Durante a semana, na hora do almoço, o grupo de juntava para o estudo no auditório da Companhia e aos sábados nas salas de aula da Faculdade que está localizada a cinco quilômetros do quartel.

2 3 4

5 6 7

Fim do conteúdo da página