Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Estado-Maior > Solenidade marca a Passagem de Comando da 5ª Região Militar
Início do conteúdo da página
Passagem de Comando

Solenidade marca a Passagem de Comando da 5ª Região Militar

  • Acessos: 1645

05Foi realizada na manhã de hoje, 28 de abril, a cerimônia de Passagem de Comando da 5ª Região Militar, no Forte do Pinheirinho. O General de Brigada André Luiz Ísola transmitiu o cargo ao comandante sucessor General de Brigada Ivan Alexandre Correa Silva.

Presidida pelo Comandante Militar do Sul (CMS), General de Exército Hertz Pires do Nascimento, a Passagem de Comando contou com a presença do Vice-Governador do Paraná, Sr Darci Piana, além de outras autoridades civis e militares e convidados.

A solenidade teve início com o cerimonial de recepção e honras regulamentares, com a presença dos Comandantes sucedido e sucessor, seguido do evento protocolar da inauguração do Retrato do Gen Isola, na Galeria dos Antigos Comandantes.

“O trabalho do General Isola foi excepcional. Comandar uma Região Militar é um desafio muito complexo, porque são múltiplas frentes, com cenários muitas vezes de incerteza e distâncias longas a cumprir,” afirmou o Gen Hertz.

Na sequência, ocorreu a formatura da Passagem de Comando, que foi encerrada com o tradicional desfile da tropa de militares das Organizações Diretamente Subordinadas e Vinculadas à 5ª RM, em continência ao Gen Ivan.

O novo Comandante externou suas expectativas à frente da 5ª RM. “As expectativas são as melhores, de dar continuidade ao trabalho que estava sendo conduzido pelo General Ísola, além de apoiar a família militar,” destacou o General Ivan.

Os convidados também participaram de um coquetel, e por fim, o Comandante da 5ª RM dirigiu-se, pela última vez, a seus Oficiais e respectivos familiares, apresentando suas despedidas formais.

“Nosso sentimento é da partida, nós deixamos um pedaço de nós, mas, ao mesmo tempo, saímos com muita alegria pela certeza do dever cumprido. É uma dedicação grande. O tempo todo a profissão nos exige muito, no entanto as recompensas que nós temos e o companheirismo são muito mais gratificantes, do que qualquer recompensa material,” afirmou o Gen Ísola.

Novo Comandante

Natural da cidade Fortaleza (CE), o Gen Ivan esteve à frente do 2º Grupamento de Engenharia em Manaus (AM), desde julho de 2021. Em sua trajetória, destacou-se como: Oficial Superior, foi oficial de Estado-Maior da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH), Comandante do Curso de Engenharia da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), Comandante do 2º Batalhão Ferroviário, Comandante do 4º Grupamento de Engenharia e Assessor Militar de Engenharia junto ao Exército Senegalês. Durante a carreira, o Gen Ivan recebeu diversas condecorações nacionais e estrangeiras, com destaque para a Ordem do Mérito Militar no Grau Comendador.

01 02 03

04 05 06

Fotos Sgt Coutinho, Sd Allessi e Sd Biron

Fim do conteúdo da página