Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Estado-Maior > História de pracinha entra em exposição no Museu do Expedicionário
Início do conteúdo da página
Heróis da FEB

História de pracinha entra em exposição no Museu do Expedicionário

  • Acessos: 523

Museu do Expedicionário integra em seu acervo fatos da vida de pracinhas

 

O Museu do Expedicionário – que conta com o apoio da 5ª Região Militar (5ª RM) – incluiu em seu acervo fotos de pracinhas do Exército que integraram a Força Expedicionário Brasileira (FEB) durante a 2a Guerra Mundial.

As histórias entraram em destaque pelas mãos de uma criança. Valentina Maier, de oito anos, escolheu o fato heroico realizado por nossos pracinhas da FEB como tema para um trabalho escolar que tinha o seguinte questionamento: O que é preciso para ser um herói?

Refletindo sobre as pessoas, Valentina enumerou atitudes que são capazes de trazer a felicidade ao outro, desde gestos como raspar a cabeça para doar o cabelo até atos heroicos. Com base em uma pesquisa que incluiu até registros fotográficos da época, o trabalho sobre nossos heróis foi produzido. “Incluímos como parte da exposição temporária do Museu do Expedicionário uma foto do caderno de atividades da Valentina. Essa homenagem é para nossos heróis, que ajudaram a salvar muitas vidas, ao colégio Marista Paranaense pelo tema e a Valentina”, afirmou o Diretor do Museu, Coronel Said Zendim.

O Museu do Expedicionário, localizado em Curitiba/PR, está instalado em um prédio histórico, na área central da cidade. Abriga um dos maiores acervos sobre a participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial, com cerca de 25 mil itens, entre armas, munição, equipamentos, uniformes, bandeiras, documentos, fotos e publicações da época. É um dos espaços culturais mais importantes do Paraná, representando o 2º museu do estado em número de visitantes (2.500 pessoas / mês). 

Museu do Expedicionário

O Museu do Expedicionário, criado em 1946, ilustra a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial e, em especial, a participação dos soldados paranaenses.

052296dc-3d1d-42ad-9cfe-fc949d53f7fa
1799972d-28ee-4463-aed0-11d4b02ed8dd
a7005743-c8e3-4c64-ac1f-d2e15b7512b4
1/3 
start stop bwd fwd
Fim do conteúdo da página