Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Estado-Maior > Em Curitiba, Exército celebra Páscoa Militar com cerimônias católica, evangélica e espírita
Início do conteúdo da página
Páscoa dos Militares

Em Curitiba, Exército celebra Páscoa Militar com cerimônias católica, evangélica e espírita

  • Acessos: 916

As organizações militares do Exército em Curitiba, a Força Aérea Brasileira e as Forças Auxiliares (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal), reuniram-se na manhã da última terça-feira, 02/10, em Curitiba, para celebrarem a Páscoa Militar.

Previsto no calendário das Forças Armadas Brasileiras, o evento é realizado fora de época, fazendo alusão aos militares que no período da Páscoa estavam em combate na Segunda Guerra Mundial e, por isso, não puderam participar das celebrações religiosas. Em 1945, quando os soldados retornaram ao Brasil, foi celebrada uma missa na Praça XV, no Rio de Janeiro, para que os combatentes pudessem comemorar com seus familiares o período pascoal.

Este ano, na Guarnição de Curitiba, data foi comemorada com três eventos simultâneos: um católico, um espírita e outro evangélico. “Este é um momento de congregação da família militar, e também de rememorar a história dos pracinhas, que se dedicaram e deram suas vidas pela Pátria”, declarou o capelão da 5ª Região Militar (5ª RM), Tenente Cardoso. “É tempo de refletir sobre a realidade da morte, vivenciada durante a guerra, e da ressurreição, vivenciada na volta para casa”, finalizou o capelão.

A celebração católica foi realizada no Santuário São José do Capão Raso, pelo Arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo. Em seu sermão, Dom José exaltou a coragem e perseverança dos militares brasileiros no combate da Segunda Guerra Mundial.

No encontro espírita, o religioso Luiz Alberto Silva foi convidado a explanar sobre o tema Páscoa e Reencarnação. A reunião foi realizada no Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo – CINDACTA II.

Os evangélicos se reuniram na Primeira Igreja Batista de Curitiba, onde a ministração da palavra foi sobre o verdadeiro sentido da páscoa e a significatividade da ressurreição e da renovação.

1 2 3

4 5 6

FOTOS: Sgt Coutinho, Sd Giovanne e Sd Martins

Fim do conteúdo da página