Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Fiscalização de Produtos Controlados > Militar / Civil - Falecimento
Início do conteúdo da página

MILITAR - Falecimento

Acessos: 2659

Falecimento ou Interdição do proprietário de arma de fogo

 

Decreto nº 11.615, de 25 de julho de 2023.

Art. 29.  Na hipótese de falecimento ou de interdição do proprietário de arma de fogo, o administrador da herança ou o curador, conforme o caso, providenciará:

I - a transferência da propriedade da arma, por meio de alvará judicial ou de autorização firmada pelos herdeiros maiores de idade e capazes, observado o disposto no art. 15; ou

II - a entrega da arma de fogo à Polícia Federal, mediante indenização, nos termos do disposto em regulamentação a ser editada pela autoridade competente e respeitadas as disponibilidades orçamentárias.

  • 1º  O administrador da herança ou o curador comunicará à Polícia Federal ou ao Comando do Exército, conforme o caso, a morte ou a interdição do proprietário da arma de fogo, no prazo de noventa dias, contado da data do falecimento ou da interdição.
  • 2º  Na hipótese prevista no inciso I docaput, a arma de fogo permanecerá sob a guarda e sob a responsabilidade do administrador da herança ou do curador, depositada em local seguro, até a expedição do CRAF e a entrega ao novo proprietário.
  • 3º  A inobservância ao disposto nos § 1º e § 2º implicará a apreensão da arma de fogo pela autoridade competente, sem prejuízo das sanções penais cabíveis.

 

  04   

 

 

 

Fim do conteúdo da página