Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Eventos > Entrevistadores recebem capacitação
Início do conteúdo da página
Capacitação

Entrevistadores recebem capacitação

  • Acessos: 255

Curitiba (PR) - Nos dias 12 e 13 de janeiro, entrevistadores do Processo de Seleção Complementar 2021 receberam capacitação presencial a fim de subsidiar no trabalho de entrevista dos jovens que se alistarem no serviço militar este ano.

A capacitação foi promovida pelo Serviço de Assistência Social da 5ª Região Militar (SSAS/5ª RM), cuja instrução foi em torno da aplicação do questionário SRQ-20 – Self Reporting Questionarie, que é um instrumento de rastreamento psiquiátrico, capaz de sinalizar transtornos mentais não psicóticos e avaliar sintomas psicossomáticas.

Esse questionário será utilizado durante a entrevista dos conscritos como uma das ferramentas para selecionar o jovem conforme os critérios estabelecidos para servir o Exército Brasileiro, e com isso minimizar os riscos do indivíduo enquanto saúde mental.

A realização dessa capacitação veio para somar à campanha “Janeiro Branco”, a fim de chamar a atenção para os cuidados com a saúde mental e emocional. Foi criada no Brasil em 2014 com a intenção de valorizar o bem-estar psíquico e incentivar uma postura positiva em relação à vida tanto de pessoas quanto de instituições.

1 2

Foto: Sgt Coutinho

Fim do conteúdo da página