Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Eventos > Psiquiatra ministra palestra na 5ª RM sobre os alertas do Setembro Amarelo
Início do conteúdo da página
Saúde mental

Psiquiatra ministra palestra na 5ª RM sobre os alertas do Setembro Amarelo

  • Acessos: 128

SuicidioSiteCuritiba (PR) - No momento em que o Setembro Amarelo ganha holofotes no mundo inteiro, a Seção do Serviço de Assistência Social (SSAS) da 5ª Região Militar preparou uma série de palestras e material informativo sobre o foco da campanha. Na manhã desta segunda-feira, dia 13 de setembro, o médico psiquiatra clínico e forense Eliezer Luna Alencar Feitosa ministrou uma apresentação sobre suicídio e automutilação.

O objetivo da palestra foi passar informações fundamentais para que as pessoas possam compreender, conhecer, identificar e prevenir essas autoagressões. Feitosa explicou que a automutilação é um sintoma, não doença. Ela está presente em transtornos mentais, como depressão, ansiedade, alimentar ou de personalidade, dependência química e estresse.

Já o suicído, segundo o médico psquiatra, é um problema de saúde pública. É preciso identificar o risco de suicídio, o que é extremamente importante para a prevenção. Também apresentou estatísticas de idade como fatores de risco: geralmente, o suicídio é praticado por jovens de 15 a 30 anos ou em idosos com mais de 65 anos.

Estar atento para comportamentos estranhos é fundamental. Isolamento social, irritabilidade e disfuncionalidade alimentar, por exemplo, ou o aparecimento de lesões e cicatrizes sem causa aparente, são indícios de problema.

Por fim, Feitosa orientou para que pais, familiares e amigos tenham postura e ambiente acolhedores, escuta atenta com empatia, respeito às falas e sentimentos. A família tem papel relevante no enfrentamento e no apoio psicológico.

Suicidio01Suicidio03suicidio5suicidio6suicidio7

Fotos: Sd Allessi

Fim do conteúdo da página