Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Logística > Comando da 5ª Região Militar sedia reunião setorial do Sistema de Mobilização Militar do Ministério da Defesa
Início do conteúdo da página
Mobilização

Comando da 5ª Região Militar sedia reunião setorial do Sistema de Mobilização Militar do Ministério da Defesa

  • Acessos: 1671

01Curitiba (PR) - O Comando da 5ª Região Militar (5ª RM) sediou, no último dia 26 de maio, a Reunião Setorial do Sistema de Mobilização Militar (SISMOMIL), evento do Ministério da Defesa, sob a coordenação da Chefia de Logística e Mobilização.

Dentre as diversas atividades, o evento contou com duas apresentações: uma sobre Mobilização Militar e outra sobre as funcionalidades do Sistema APOLO (Sistema de Informações Gerenciais de Logística e Mobilização).

Além disso, foi realizada capacitação e reciclagem de operadores para o Módulo de Empresas Mobilizáveis (MODEMOB), integrado ao Sistema APOLO.

Participaram da reunião setorial 28 militares, entre oficiais, subtenentes e sargentos de Organizações Militares do Exército e da Aeronáutica, que também contribuíram com suas experiências no cadastramento de Empresas de Interesse da Mobilização (EIMOB) no MODEMOB.

O Ministério da Defesa dispõe de um moderno Centro de Coordenação de Logística e Mobilização, em Brasília, que utiliza as funcionalidades do APOLO para coletar, processar, armazenar e apresentar as informações de interesse da Logística e da Mobilização Militar e Nacional.

Sistemas

O Sistema APOLO é a ferramenta de tecnologia da informação (TI) da Chefia de Logística e Mobilização do Ministério da Defesa. Foi concebido em consonância com a Estratégia Nacional de Defesa e tem seu foco na interoperabilidade das informações geradas pelos sistemas logísticos das Forças Armadas e outros sistemas nacionais de interesse.

O MODEMOB é usado para identificar, cadastrar e credenciar estabelecimentos comerciais ou industriais que, em caso de mobilização, tenham capacidades técnicas e estruturais de fornecer materiais, serviços, pessoal e até instalações, necessários ao atendimento das carências e necessidades logísticas das Forças Armadas.

 02 03 04 

05 06 07 

08 01

Fotos: Sd Kevin e Sd Allessi

 

Fim do conteúdo da página