Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Escalão de Pessoal > 5ª RM coordena Comissão de Aplicação e Fiscalização (CAF) para Concurso da ESA em Curitiba
Início do conteúdo da página
Concurso ESA

5ª RM coordena Comissão de Aplicação e Fiscalização (CAF) para Concurso da ESA em Curitiba

  • Acessos: 676

O Exército Brasileiro realiza anualmente diversos concursos públicos com o objetivo de manter o fluxo de carreira de seus quadros permanentes. Nesse contexto, a Escola de Sargentos das Armas (ESA), localizada em Três Corações - MG, realizou, no dia 4 de outubro, as provas do Concurso de Admissão/2020 (CA) aos Cursos de Formação e Graduação de Sargentos do Exército Brasileiro.

O Comando da 5ª Região Militar (5ª RM) coordenou e presidiu a Comissão de Aplicação e Fiscalização (CAF), formada por integrantes da 5ª RM, 5º Grupo de Artilharia de Campanha Altopropulsado (5º GAC AP), 5ª Companhia de Polícia do Exército (5ª Cia PE) e Base de Administração e Apoio da 5ª Divisão de Exército (B Adm Ap/5ª CDE)

O concurso, de âmbito nacional, teve início às 13, sendo que os portões de acesso ao local da prova foram fechados às 11h30. Em Curitiba, a prova foi realizada nas instalações da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e 1.948 candidatos se inscreveram para o Concurso na região, sendo 1.839 deles para a área geral, 47 para a área de música e 62 para a área de saúde. Foram utilizadas 78 salas da Universidade para a realização da avaliação.

São 103.812 (cento e três mil, oitocentos e doze) candidatos de todas as regiões do país. Do total de inscritos, 23.770 (vinte e três mil, setecentos e setenta) são mulheres e 80.042 (oitenta mil e quarenta e dois) são homens. O resultado do exame intelectual está previsto para o dia 25 de novembro.

Neste ano, ante o desafio de enfrentamento ao surto da COVID-19, a atividade de aplicação/realização das provas foi feita sob rígidos protocolos de segurança sanitária, definidos pelo Ministério da Defesa, pelo Ministério da Saúde, pelo Exército Brasileiro e pelos Governos Municipais de cada sede de realização das provas.

Na entrada/ interior de cada local de exame, Postos de Triagem e Identificação foram montados com a disponibilização de álcool em gel (70%) e/ou borrifador de álcool líquido (70%) para higienização das mãos e de objetos. Equipamentos para a aferição de temperatura também foram utilizados.

As salas/ambientes de prova tiveram as mesas e cadeiras desinfetadas, conforme o protocolo de Desinfecção/Descontaminação do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), e foram organizadas para manter a distância mínima de 2 metros entre si.

O Exército Brasileiro está engajado no enfrentamento à COVID-19 e todos os cuidados estão sendo adotados para preservar a saúde dos envolvidos e difundir as medidas necessárias ao combate ao coronavírus.

Sobre o Concurso da ESA

O Concurso de Admissão aos Cursos de Formação e Graduação de Sargentos tem por missão selecionar os candidatos que irão se formar sargentos, habilitando-os para o exercício dos cargos das graduações de Terceiro-Sargento e Segundo-Sargento não aperfeiçoados, estabelecidos nos Quadros de Organização (QC), em tempo de guerra ou de paz, diplomando-os a partir de 2020, inclusive, com o grau acadêmico superior de tecnologia.

Os Concursos para as escolas militares são realizados anualmente com o objetivo de assegurar o fluxo de carreira e garantir que as instituições de ensino formem os militares para a recomposição dos quadros necessários ao cumprimento das atribuições do Exército Brasileiro.

IMG 4010 IMG 4018 IMG 4124

IMG 4102 IMG 4041 IMG 4063 

Fotos: Ten Josiany e Sd Machado

Fim do conteúdo da página