Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Escalão de Pessoal > 5ª RM coordena CAF para Concurso do IME em Curitiba
Início do conteúdo da página
Concurso IME

5ª RM coordena CAF para Concurso do IME em Curitiba

  • Acessos: 619

O Exército Brasileiro realiza anualmente diversos concursos públicos com o objetivo de manter o fluxo de carreira de seus quadros permanentes. Nesse contexto, o Instituto Militar de Engenharia (IME), localizado no Rio de Janeiro, realizou no dia 11 de outubro, as provas do Concurso de Admissão/2020 (CA) aos Cursos de Formação e Graduação do Quadro de Engenheiros Militares do Exército Brasileiro.

O Comando da 5ª Região Militar (5ª RM) coordenou e presidiu a Comissão de Aplicação e Fiscalização (CAF), formada por integrantes da 5ª RM Base de Administração e Apoio da 5ª Divisão de Exército (B Adm Ap/5ª CDE)

Em Curitiba, a prova foi realizada nas instalações do Colégio Militar de Curitiba (CMC) por 228 candidatos. São 5.339 candidatos de todas as regiões do país. Do total de inscritos, 3.801 candidatos são da ativa, sendo 2.834 homens e 967 mulheres e 1.538 candidatos são para a reserva, sendo 1.260 homens e 278 mulheres. A divulgação do resultado dos aprovados para a 2ª fase do exame intelectual será realizada até o dia 19 de outubro.

 

Sobre o Concurso do IME

 

O Concurso de Admissão aos Cursos de Formação e Graduação (CFG) do Quadro de Engenheiros Militares (QEM) seleciona os candidatos brasileiros que tenham concluído, com aproveitamento, o ensino médio, tendo como objetivo a formação do oficial e a graduação do engenheiro militar para o exercício dos cargos privativos da Engenharia Militar de oficial subalterno e oficial intermediário, conforme o disposto na legislação federal vigente. O curso tem duração de cinco anos letivos e compreende a graduação em uma das especialidades de Engenharia e, simultaneamente, a formação militar necessária ao oficial da ativa, do Quadro de Engenheiros Militares (QEM), ou da reserva, do Corpo de Oficiais da Reserva do Exército (CORE). Especialidades de Engenharia do IME: Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Eletrônica, Comunicações, Elétrica, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóveis, Materiais, Química, Cartográfica e Computação.

Os Concursos para as escolas militares são realizados anualmente com o objetivo de assegurar o fluxo de carreira e garantir que as instituições de ensino formem os militares para a recomposição dos quadros necessários ao cumprimento das atribuições do Exército Brasileiro. O Concurso de Admissão aos Cursos de Formação e Graduação do Quadro de Engenheiros Militares (QEM) é uma oportunidade de ingresso em uma carreira pública, e, em uma conjuntura de crise, a possibilidade de superar os entraves socioeconômicos criados pelo surto da COVID-19.

DSC 0212 DSC 0214 DSC 0231

DSC 0234

Fotos: Sd Maas - B Adm Ap 5ª DE

Fim do conteúdo da página