Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Escalão de Pessoal > Alistamento Militar começou no Paraná e Santa Catarina
Início do conteúdo da página
Serviço Militar

Alistamento Militar começou no Paraná e Santa Catarina

  • Acessos: 6469

Cadastro obrigatório termina no último dia útil do mês de junho; os convocados passam por uma seleção

O prazo para o alistamento no serviço militar em 2019 já iniciou. Desde quarta-feira (02/01), os jovens brasileiros que nasceram em 2001 devem fazer o registro na página oficial (https://www.alistamento.eb.mil.br/) ou pessoalmente na Junta de Serviço Militar mais próxima da residência do solicitante.

A medida vale para as pessoas do sexo masculino, que completam 18 anos em 2019. O alistamento termina no último dia útil do mês de junho e é necessário possuir um número de CPF para validar as informações. Quem não tem CPF deve levar a certidão de nascimento, comprovante de residência e identidade à Junta Militar. Para os que vivem no exterior e não têm número de CPF, o alistamento deve ser feito em uma repartição consular.

Desde 2016, o processo de alistamento militar pode ser feito pela internet. Segundo o Chefe do Escalão de Pessoal da 5a Região Militar, Coronel Paulo Henrique Maier, cerca de 90% dos jovens já se inscrevem pela internet, “Essa inscrição online facilita e muito ao candidato por ser mais rápida, fácil e não necessitar de deslocamento. Os que ainda vão à Junta Militar são porque não possuem documentos como CPF ou para tirar alguma dúvida. Lá nosso secretário auxilia em como obter a documentação, por exemplo.”, afirmou.

A 5a Região Militar é a responsável pelo processo de seleção e convocação dos jovens nos estados do Paraná e Santa Catarina. Em 2018 foram incorporados 5.711 recrutas nos Quartéis de ambos os estados e Tiros de Guerra.

Prazo

Os convocados passam por uma seleção e, em seguida, recebem treinamento nos quartéis do Exército, Marinha ou Aeronáutica. Essa opção só é feita na etapa de seleção. Se o jovem perder o prazo para se alistar, é preciso procurar a Junta Militar para regularizar sua situação. Quem está irregular com o serviço militar fica impedido de assumir cargo público, tirar passaporte e se matricular em instituições de ensino, por exemplo.

Feito o alistamento, os inscritos deverão ficar atentos à data em que deverão comparecer para participar do processo de seleção que, habitualmente, ocorre de fevereiro a novembro. A data para o comparecimento à Comissão de Seleção deve ser consultada no mesmo site de alistamento.

Dispensa

Contudo, há situações específicas em que os rapazes podem ser dispensados do alistamento. Quem for o único responsável pelo sustento da família deve procurar a Junta Militar do município para deixar de participar do alistamento. Já os portadores de necessidades especiais podem pedir a isenção do serviço militar. Nesses casos, é preciso apresentar um laudo médico que comprove o diagnóstico.

WhatsApp Image 2019 01 03 at 11.46.03Assista o video do Serviço Militar

 

Fim do conteúdo da página