Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Saúde > HGuFl recebe visita de novo Comandante
Início do conteúdo da página
Visita do Cmt 5ª RM

HGuFl recebe visita de novo Comandante

  • Acessos: 644

Florianópolis (SC) – O Hospital de Guarnição de Florianópolis (HGuFl) recebeu na última quinta-feira (30/01) a visita do General de Brigada Cláudio Senko Penkal, novo Comandante da 5ª Região Militar (5ª RM).

No início das atividades a Cel Med Carla Lobo Loureiro, Diretora do HGuFl, ministrou uma palestra explanando a história do hospital, a estrutura física, a capacidade de atendimento e a produtividade interna, apresentou também os planos e objetivos a serem desenvolvidos no Hospital durante sua gestão.

Após a palestra, a Cel Med Carla Lobo acompanhou o Gen Penkal em visita às instalações do hospital, passando pela Unidade de Internação, Pronto Atendimento Médico, Fisioterapia, Laboratório de Análises Clínicas, Centro Cirúrgico, Ambulatórios, Clínica Odontológica e Aprovisionamento.

A intenção da visita foi conhecer o Hospital para saber como a 5ª Região Militar irá auxiliar para o bom funcionamento desta Organização Militar de Saúde (OMS). “A 5ª RM faz parte desta grande engrenagem que é o HGuFl, minhas palavras aos militares e servidores civis são de incentivo e de parabenização, concluiu o Gen Penkal.

Ao final das atividades a Cel Med Carla Lobo entregou ao Gen Penkal o Livro “Nossa História”, que conta a história dos 150 anos do Hospital de Guarnição de Florianópolis.

História do HGuFl

A história do Hospital de Guarnição de Florianópolis começa com a origem da Enfermaria Militar de Santa Catarina, quando o Brigadeiro Silva Paes aportou e estabeleceu-se como colonizador português, na então Vila de Nossa Senhora do Desterro. Em 1740 chegou o primeiro Cirurgião-de-Fragatas Paulo Lopes Falcão, a partir daí começou a estabelecer uma estrutura sanitária militar na Ilha de Santa Catarina.

Até a fundação do Hospital de Caridade dos Pobres da Vila, em 1789, a Enfermaria Militar era o único estabelecimento de saúde da província, atendendo não apenas aos militares, mas também aos residentes e aos imigrantes açorianos que chegaram entre 1748 e 1756.

De 1815 a 1828, o hospital foi transformado em Hospital Militar para atender aos feridos na Campanha Militar da Cisplatina. Funcionou também para atender aos feridos no final da Guerra da Tríplice Aliança.

Em 1889, após a proclamação da República, o Exército Imperial foi reorganizado, inclusive na estrutura sanitária, resultando na criação do Hospital Militar de 3ª Classe do Desterro, sob o comando do Major Médico Francisco Félix de Barros e Almeida, em 1890, em sua localização atual. Em 1892 o comando passou ao Major Médico Alfredo Paulo de Freitas.

Durante a década de 1920, a localização do Hospital o posicionava em frente à enseada da Prainha. O hospital, que originalmente estava construído defronte ao mar, foi incorporado ao novo desenho urbanístico de Florianópolis.

Em 1953 o Hospital Militar passou a ser chamado de “Hospital de Guarnição de Florianópolis”, nome que se mantém até hoje.

1 1

1 1

1

Foto: Sgt Ebilio

Fim do conteúdo da página