Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Saúde > Campanha doação de sangue solidária segue com apoio de militares
Início do conteúdo da página
Doação de sangue

Campanha doação de sangue solidária segue com apoio de militares

  • Acessos: 235

CURITIBA (PR) - Os estoques dos bancos de sangue de todo o país precisam estar constantemente abastecidos para atender quem estiver em situação de emergência e quem necessita de sangue com frequência. Os militares do Paraná e de Santa Catarina participam de campanhas voluntárias mensalmente, com intensificação de ações desde o início da pandemia COVID-19.

Os militares acessam as salas de doação em grupos de cinco pessoas para evitar aglomerações, após agendamento de dia e horário.

Desde o início da campanha emergencial, cerca de 1.200 militares já efetuaram as doações em ambos os estados. Cada bolsa de sangue com 450 ml pode ajudar a salvar até três vidas.

Nacional

“Ajudar está no nosso sangue” é o tema da campanha que estimula e apoia a doação voluntária de sangue e de medula óssea por parte de militares do Exército. A campanha seria iniciada em junho, mês em que se comemora o “Dia Mundial do Doador de Sangue”, porém, devido ao combate à COVID-19, a ação foi antecipada para o mês de abril, a fim de abastecer os estoques dos hemocentros do Brasil. O resultado, até o momento, foi o registro de mais de 21 mil doações, o que permitiu socorrer milhares de pacientes em todo o País.

Só no primeiro semestre deste ano, as doações somaram mais de 10 mil litros de sangue e já beneficiaram mais de 85 mil pessoas.

Doar sangue é um processo rápido e seguro. Procure o hemocentro mais perto e seja doador. Para participar é preciso cumprir alguns requisitos simples:

– Ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar autorizados pelos responsáveis, e idosos devem ter feito ao menos uma doação antes dos 61 anos);
– Pesar mais de 51 quilos e ter índice de massa corporal maior ou igual a 18,5;
– Não estar utilizando medicamentos;
– Apresentar documento oficial com foto;
– Ter tido ao menos 6 horas de sono na noite anterior à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação; e
– Não fumar 2 horas antes da doação.

ndice

Foto: Divulgação

Fim do conteúdo da página