Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Saúde > Setembro Amarelo: mês de prevenção ao suicídio
Início do conteúdo da página
Setembro Amarelo

Setembro Amarelo: mês de prevenção ao suicídio

  • Acessos: 157

Florianópolis (SC) – Desde a criação do “Setembro Amarelo”, em 2015, o Hospital de Guarnição de Florianópolis (HGuFl) realiza atividades de prevenção e pósvenção acerca da temática de suicídio. O dia 10 de setembro é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

Por ano, são registrados cerca de 12 mil suicídios no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Os dados apontam que 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais.

Com resultado de muito esforço, em 2019 garantimos, através da Seção de Saúde Mental, espaços para escuta e acolhimento a muitos militares, além da conscientização em relação ao suicídio, fomentando a prevenção e promoção da saúde mental.

Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números, a Campanha Setembro Amarelo cresceu e neste mês o HGuFl realiza o I Curso de Prevenção ao Suicídio, organizado pela Seção de Serviço Social, com o apoio da Seção de Saúde Mental.

O Curso, que tem duração de trinta horas, teve início na terça-feira, dia 02 de setembro, e vai até o dia 29, com encontros semanais. Durante o curso, serão abordados assuntos como a estrutura do comportamento suicida, os fatores de risco, os fatores de proteção, os tipos de prevenção ao suicídio, as psicopatologias, o uso abusivo de álcool e o suicídio, a comunicação e a abordagem, além da prevenção dentro das Organizações Militares (OM).

“Acreditamos que falar sobre saúde mental e falar de suicídio é um instrumento de empoderamento, consiste em um olhar para a vida, para o cuidado com o outro e suas dificuldades, problemas e conflitos. Assim, aqueles que estão em risco encontram apoio e orientação e, com isso, evitamos os fins trágicos que os abalos da saúde mental podem provocar”, explicou o 2º Tenente Franklin de Lima Silva, Assistente Social do HGuFl.

O 1º Curso de Prevenção ao Suicídio conta com a participação de militares do Hospital de Guarnição de Florianópolis (HGuFl), da 14º Brigada de Infantaria Motorizada (14ª Bda Inf Mtz) e do 63º Batalhão de Infantaria (63º BI).

Fim do conteúdo da página