Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Saúde > 1º Simpósio de Segurança do Paciente é realizado no HGuFl
Início do conteúdo da página
Simpósio

1º Simpósio de Segurança do Paciente é realizado no HGuFl

  • Acessos: 315

Florianópolis (SC) – Em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, comemorado no dia17 de setembro, o Hospital de Guarnição de Florianópolis (HGuFl) realizou através do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) o 1º Simpósio de Segurança do Paciente.

O simpósio aconteceu na manhã da última sexta-feira, 18, e contou com a presença da equipe multidisciplinar do HGuFl e foi transmitido ao vivo pelo instagram @hgufl_exercitobrasileiro.

No início do evento a Diretora do HGuFl fez a abertura dando boas-vindas aos palestrantes e convidados. Na sequência, o palestrante Franklin Lindolf Bloedorn, Avaliador da Joint Commission International, organização de acreditação de unidades de saúde, falou sobre as Metas Internacionais de Segurança do Paciente.

Outro tema abordado foi “O papel da liderança para a Segurança do Paciente”, ministrado pela Andrea Drumond, Diretora de Relações Institucionais da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (SOBRASP).

“O objetivo do NSP é chamar a atenção para a importância da qualidade da assistência prestada à saúde, proporcionando conhecimento e demonstrando a preocupação com a constante avaliação dos riscos em serviços de saúde, requerendo ações como o uso de protocolos específicos e estabelecendo barreiras de segurança nos sistemas e na gestão dos eventos adversos para prevenir e reduzir riscos e danos”, pontuou a presidente do NSP.

A campanha do Dia Mundial de Segurança do paciente deste ano tem como slogan “Profissional de Saúde Seguro, Paciente Seguro”.

Ainda em alusão à segurança do paciente, foram realizadas no dia 17, as inaugurações dos quadros de lista de verificação de cirurgia segura, do Centro Cirúrgico, do quadro de identificação do paciente da unidade de internação e dos quadros de identificação de leito dos pacientes das enfermarias e apartamentos.

Os quadros inaugurados fazem parte dos protocolos de identificação do paciente, comunicação efetiva entre os profissionais de saúde e entre os serviços de saúde, que também são metas internacionais de segurança do paciente.

Simpsio NSP 1 Simpsio NSP 2 Simpsio NSP 3

Simpsio NSP 4 Simpsio NSP 5 Simpsio NSP 6

Foto: Divulgação

 

Fim do conteúdo da página