Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Saúde > Força-tarefa contra o suicídio
Início do conteúdo da página
Ações de combate ao suicídio

Força-tarefa contra o suicídio

  • Acessos: 468

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa se suicida no planeta. O problema é a segunda maior causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos de idade. Atenta a esses números, a equipe do Serviço de Assistência Social da 5ª Região Militar (5ªRM) constituiu uma força-tarefa formada por psicólogos e assistentes sociais, em combate ao suicídio. 

A partir deste mês, serão realizadas Visitas de Orientação Técnica (VOT) à Organizações Militares (OM), com o objetivo informar e orientar comandantes de OM, chefes de Estado-Maior, chefes de seção de pessoal, oficiais de ligação e adjuntos de comando, sobre a importância de priorizar o cuidado com a saúde mental. “Durante as VOT realizaremos a capacitação destes militares para que saibam identificar um comportamento suicida, e fazer o manejo de situações que possam levar uma pessoa ao autoextermínio”, explicou o Coronel Rovida, chefe da Seção de Assistencial Social da 5ªRM.

Nas visitas, também são realizadas palestras sobre a prevenção ao suicídio e valorização da vida, tendo como público-alvo todos os militares da Organização, independente da posição hierárquica. Num segundo momento, acontecerão oficinas e dinâmicas de grupo, atividades com finalidades de fortalecer o conhecimento da temática.

A capelania também integra essa força tarefa. Ela atua no processo de humanização das OM e no apoio psicossocial, respeitando a fé, credos e tradições daqueles que são atendidos. “É papel do capelão oferecer apoio espiritual, além de emocional e social a aqueles militares que enfrentam circunstâncias difíceis. Assistência é provida independentemente de preferência religiosa”, esclarece o tenente Cardoso, capelão da 5ªRM. Semanalmente nas OM são realizados encontros religiosos de diferentes seguimentos. 

Essas ações fazem parte do Programa de Valorização a Vida (PVV) cujo objetivo é informar, orientar e priorizar a importância do cuidado da saúde mental, entendida como um aspecto vinculado ao bem-estar e à qualidade de vida, e com isso buscar a prevenção do suicídio. 

04
07
12
13
1/4 
start stop bwd fwd

Fim do conteúdo da página