Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Estado Maior > Seção de Relações Públicas > Últimas Notícias > Evento Cívico-Militar comemora o Cerco da Lapa
Início do conteúdo da página
Cerco da Lapa

Evento Cívico-Militar comemora o Cerco da Lapa

  • Acessos: 329

ThumbCuritiba (PR)Autoridades civis e militares participaram de solenidade alusiva aos 129 anos dos feitos dos heróis do Cerco da Lapa, na manhã do dia 09 de fevereiro de 2023. A solenidade aconteceu em frente ao “PANTEON DE HEROES”, na cidade da Lapa-PR. Nesse local ficam guardados os restos mortais dos Generais Gomes Carneiro e Sisson, assim como outros combatentes que lutaram contra os federalistas em prol da República.

A atividade foi organizada pelo 15º Grupamento de Artilharia de Campanha Autopropulsado que realizou a formatura com parte do efetivo com uniforme histórico. A atividade contou ainda com a presença de alguns descendentes de familiares dos heróis da Lapa. Na ocasião, aconteceu a premiação dos destaques no concurso de redação da rede de ensino municipal sobre o tema: “O Cerco da Lapa”. O primeiro colocado foi o aluno Bernardo Bueno Matoso.

Por fim, autoridades e descendentes de familiares de heróis da Lapa realizaram a aposição de uma coroa de flores junto ao busto do General Antônio Ernesto Gomes Carneiro. É mister dignificar a frase desse herói nacional, em seu leito de morte, após um ferimento letal de combate, ao proferir: “A ORDEM É UMA SÓ! RESISTÊNCIA A TODO TRANSE”

 

 5ª Região Militar – Região Heróis da Lapa

A Revolução Federalista começou no Sul do Brasil e pretendia derrubar o Governo do Presidente Marechal Floriano Peixoto. Os revolucionários queriam passar pela Lapa para acabar com qualquer foco de resistência e seguir para o Rio de Janeiro, mas foram surpreendidos pela coragem do povo lapeado e pelos guerreiros comandados pelo General Gomes Carneiro.

Foram 26 dias de lutas entre maragatos e pica-paus no período entre meados de janeiro e início de fevereiro de 1894, situação que acabou frustrando os planos dos federalistas. Apesar da vitória na Lapa, eles perderam homens e tempo, e não conseguiram chegar à Capital. Os heróis lapeanos defenderam a República com o sacrifício da própria vida, como o General Gomes Carneiro. Em homenagem aos feitos desses heróis a 5ª Região Militar possui a denominação histórica de “Região Heróis da Lapa”.

01 capa 02 03 

04 05 06

07 08 09

Fotos: Sd Alessi 

 

Fim do conteúdo da página