Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Estado Maior > Seção de Relações Públicas > Últimas Notícias > Formatura celebra 78 anos da Tomada de Monte Castelo
Início do conteúdo da página
Monte Castelo

Formatura celebra 78 anos da Tomada de Monte Castelo

  • Acessos: 391

1Curitiba (PR) – Com a presença de autoridades e do Senhor Antônio Ribeiro da Silva, pracinha que combateu na Segunda Guerra Mundial, foi celebrado o Dia da Tomada de Monte Castelo no Museu do Expedicionário, em Curitiba. O evento marcou os 78 anos desse importante fato histórico no Exército Brasileiro. O Comandante da 5ª Divisão de Exército, General de Divisão José Ricardo Vendramin Nunes, foi um dos homenageados durante a solenidade com a medalha “Tenente Max Wolf Filho”.

A formatura teve como objetivos exaltar a participação brasileira nos campos de batalha da Itália durante a Segunda Guerra Mundial e reverenciar os heróis brasileiros que integraram a 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária (1ª DIE). A maior batalha da Força Expedicionária Brasileira durante a 2ª Guerra Mundial nos campos de batalha foi comemorada ainda com exibição de filmes, visitas guiadas, entre outras atividades.

O evento contou ainda com a presença do Vice-governador do Estado do Paraná, Sr Darci Piana; da Consul Geral da República da Polônia, Sra Marta Olkowska; do Comandante da 5ª Região Militar, General de Brigada André Luiz Ísola; do Comandante da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército, General de Brigada Ricardo Santos Taranto; da Presidente da Legião Paranaense do Expedicionário, Sra Rachel Madureira Regnier; dentre outras autoridades civis e militares que prestigiaram o evento.

Tomada de Monte Castelo

Em 21 de fevereiro de 1945, a 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária da Força Expedicionária Brasileira (FEB) escreveu uma das mais significativas páginas de toda a História Militar do Brasil, ao conquistar o Monte Castelo, uma das maiores fortificações da Linha de Defesa do Exército Alemão na 2ª Guerra Mundial.

Monte Castelo foi um desafio para a tropa brasileira. Durante três meses sua conquista pareceu impossível, com os insucessos dos ataques de 29 de novembro e 12 de dezembro de 1944. Assim mesmo, isso não abateu a moral do combatente da FEB e serviu para forjar seus integrantes para as vitórias dos meses seguintes. Ao final da conquista, nesse período, 175 pracinhas pereceram nos combates.

1 2 3 

4 5 6

7 8 

Créditos: Sd Allessi, Sd Biron, Ariane Schiochet e Camila Tonett

Fim do conteúdo da página