Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Estado Maior > Seção de Relações Públicas > Últimas Notícias > Formatura marca fim da primeira fase do estágio de formação de oficiais temporários
Início do conteúdo da página
Formatura de oficiais

Formatura marca fim da primeira fase do estágio de formação de oficiais temporários

  • Acessos: 452

DSC 7900 Foi realizada no último dia 17 a cerimônia de encerramento da 1ª fase do Estágio de Adaptação e Serviço (EAS) e do Estágio de Serviço Técnico (EST). A formatura ocorreu no 20º Batalhão de Infantaria Blindado (20º BIB) e foi presidida pelo Comandante da 5ª Divisão de Exército (5ª DE), General de Divisão José Ricardo Vendramin Nunes. A atividade contou ainda com a presença de oficiais do Comando da 5ª DE, do Cel Moacyr Azevedo Couto Junior, do Comando da 5ª Região Militar (5ª RM), do Tenente-Coronel, Gilson Tomelin, Comandante do 20º BIB, dos comandantes de Organizações Militares da Guarnição de Curitiba, dos familiares e convidados.

Na primeira fase dos estágios, com duração de 45 dias, os 29 aspirantes-a-oficial do EAS e os 22 do EST realizaram instruções e atividades diversas como ordem unida, treinamento físico militar, tiro de pistola, aspectos constitucionais e legais da profissão militar, dentre outras. A primeira fase do estágio foi coroada com um exercício do terreno, onde os estagiários demonstraram seu valor e entusiasmo nas instruções de sobrevivência, orientação noturna, primeiros socorros, pistas de cordas, rapel, bivaque e marcha de 8 km.

“O objetivo da equipe de instrução foi, além de ambientar os aspirantes à rotina militar, conduzir a primeira fase do EST 2023 de forma coerente, buscando aprimorar os valores e atitudes militares que cada um já trazia consigo. A turma respondeu à formação militar de forma muito positiva, externalizando adequadamente os atributos inerentes ao Oficial do Exército Brasileiro,” destacou o 1° Tenente do 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (5º GAC AP), Pablo Fainer, instrutor-chefe do EST.

Para a aspirante-a-oficial do EST, Ana Elisa Guginski, o curso foi intenso e essencial para o primeiro contato com a vida militar. “Aprendemos procedimentos, posturas, regulamentos que, aliados as competências técnicas de cada um, farão parte da nossa rotina como oficial”, disse.


“Os desafios, a superação dos nossos limites, o cumprimento dos valores militares com nossos pares e superiores hierárquicos, são um aprendizado onde poucos têm a honra de realizar,” enfatizou o aspirante-a-oficial do EAS, Delson Pedro Martins Borsato.

DSC 7900 DSC 7917 DSC 7938

DSC 7956 DSC 7963

Fotos: 3º Sgt Coutinho

Fim do conteúdo da página