Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Estado Maior > Seção de Relações Públicas > Últimas Notícias > Militares da 5ª Região Militar participam da Operação Paraná III
Início do conteúdo da página
Operação Paraná III

Militares da 5ª Região Militar participam da Operação Paraná III

  • Acessos: 647

fotos 1Realizada entre os dias 12 a 18 de agosto, na região Oeste do Paraná, a Operação Paraná III contou com a participação de militares da 5ª Região Militar (5ª RM). Médicos, psicólogos, assistentes sociais, militares de Comunicação Social distribuídos em destacamentos, dentre outros profissionais, compuseram os mais de 1700 militares.

No cenário criado para o exercício, o país fictício "Amarelo" se encontra submerso em uma crise humanitária, desencadeada por desastres naturais. São explorados, então, casos hipotéticos para proporcionar ajuda e proteção à comunidade figurada.

A Capitão Caterine Lúcia Szwec dos Santos Fernandes, médica do Hospital Geral de Curitiba (H Ge C), participou dos atendimentos simulados no centro cirúrgico do Hospital de Campanha (HCmp), montado para a Operação. A variedade dos procedimentos simulados incluiu fraturas, ferimentos por arma de fogo, dentre outros, abrangendo os cenários mais complexos apresentados no país fictício.

Durante essas atividades, houve uma colaboração significativa entre os militares brasileiros e americanos no Posto de Atendimento Avançado (PAA), permitindo uma troca valiosa de experiências e conhecimentos.

“Acho que estamos aprendendo muito. Para nós, isso está sendo muito gratificante. Está havendo uma interação muito grande e muita troca de ensinamentos”, afirmou a Capitão.

Por sua vez, o Cap Thiago José Bandeira Santos, da Seção de Comunicação Social da 5ª RM, teve um papel importante na Operação, como Observador, Controlador e Avaliador (OCA), responsável por avaliar elementos de Comando e Controle, Comunicação Social, Operações de Informação e Assuntos Civis. Para o Cap Thiago Bandeira, as simulações permitiram a análise da eficiência das estratégias e capacidades do Exército Brasileiro.

“Nos problemas militares simulados, nós conseguimos observar a efetividade e eficiência desses elementos do Estado-Maior, na hora de planejar e executar as ações, que conseguem elevar um grande resultado da Operação, não só no âmbito nacional, como no âmbito combinado com outros Exércitos”, destacou.

Já para a 1º Tenente Camila Barbosa dos Santos, psicóloga da Seção de Assistência Social (SAS) da 5ª RM, a colaboração com militares estrangeiros na Operação representou um aperfeiçoamento profissional. “A gente tem que acolhê-los da melhor forma possível, tentar ambientá-los quanto aos exercícios que estão ocorrendo, para que a gente consiga trabalhar com uma equipe de apoio,” destacou a 1º Tenente, que integrou o pelotão de engajamento, responsável por oferecer suporte e conforto à comunidade simulada.

Na Operação Paraná III, os militares da 5ª RM tiveram uma oportunidade valiosa de aprimorar suas competências e obter uma experiência prática, para o enfrentamento de situações reais.

 

Fotos: Sgt Coutinho / Sd Allessi

 

foto 1 foto 2

 fotos 2 fotos 3

foto 3 foto 4

 

 

Fim do conteúdo da página