Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Estado Maior > Seção de Relações Públicas > Últimas Notícias > Simpósio de Saúde Mental marca o início do Setembro Amarelo na 5ª Região Militar
Início do conteúdo da página
Setembro Amarelo

Simpósio de Saúde Mental marca o início do Setembro Amarelo na 5ª Região Militar

  • Acessos: 179

foto 6A 5ª Região Militar (5ªRM), por meio da Seção do Serviço de Assistência Social (SSAS/5ªR), realizou nos dias 30 e 31 de agosto um Simpósio de Saúde Mental. O evento ocorreu no auditório da Comissão Regional de Obras (CRO/5), em Curitiba. A atividade reuniu militares ligados à assistência social, assim como adjuntos de comando de diversas Organizações Militares da guarnição.

O principal objetivo do evento foi aprimorar o planejamento de ações preventivas relacionadas à saúde mental. Nesse sentido, a abordagem de questões como a dependência química e o comportamento suicida marcaram o início da campanha do Setembro Amarelo.

O Simpósio contou com a participação da psicóloga clínica Talita Marchi. Ela abordou estratégias de prevenção ao risco de suicídio, esclarecendo mitos e verdades relacionados ao tema e enfatizou a importância da escuta ativa, bem como a influência dos neurotransmissores na promoção de hábitos saudáveis.

Em seguida, o Capitão Otávio Lúcio Roncaglio, comandante da Equipe de Negociação do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Paraná, compartilhou sua experiência sobre o gerenciamento de crises suicidas. Ele destacou a abordagem em situações de crise, utilizando a técnica do diálogo para soluções pacíficas dos problemas.

Ao término do ciclo de palestras, a psicóloga Gabriela Cleto falou sobre a Pósvenção ao suicídio. Essa estratégia consiste nos cuidados prestados às pessoas impactadas por um suicídio ou tentativa. Os objetivos incluem cuidados emocionais, prevenção de possíveis complicações no processo de luto e a promoção da saúde mental.

Após o Simpósio, os militares participaram de uma capacitação com o propósito de estabelecer procedimentos para as ações socioassistenciais implementadas nas OM apoiadas pela 5ª RM. Essa qualificação envolveu orientações técnicas, estudos de caso e palestras sobre os Cadernos de Orientações de Assistência Social da Diretoria de Assistência ao Pessoal (DAP), abordando temas como os Programas de Valorização da Vida, Ambiente Seguro e Projeto Meu Canga, bem como ações de apoio à necessidade de ensino especializado, de apoio socioeconômico e de prevenção à dependência química, dentre outros importantes temas.

foto 1 foto 2 foto 3

foto 4 foto 4 foto 6

Fim do conteúdo da página