Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Estado Maior > Seção de Relações Públicas > Últimas Notícias > 5ª RM mantém apoio à população afetada pelas fortes chuvas em Santa Catarina
Início do conteúdo da página
Operação Ânimo Forte

5ª RM mantém apoio à população afetada pelas fortes chuvas em Santa Catarina

  • Acessos: 276

foto 2Durante todo o mês de outubro, o Comando da 5ª Região Militar (Cmdo 5ª RM) prestou apoio à Defesa Civil e às Prefeituras de Três Barras e Canoinhas, no estado de Santa Catarina, em resposta aos impactos provocados pelas intensas chuvas. Tropas do Campo de Instrução Marechal Hermes (CIMH), da Base de Administração e Apoio da 5ª Região Militar (B Adm Ap/ 5ª RM) e do 5ª Batalhão de Suprimentos (5º B Sup) têm auxiliado na desobstrução de vias, entrega de gêneros e materiais, transporte de pessoas e de mudanças, em áreas rurais e urbanas dos municípios.

Viaturas, caminhões e até mesmo embarcações foram utilizados para prestar socorro às pessoas e aos animais em regiões isoladas da área afetada. O Cmdo 5ª RM permanece em estado de alerta, com tropas prontas para dar continuidade às ações de apoio, caso as chuvas se intensifiquem.

De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura de Canoinhas, no auge da inundação, o rio Canoinhas, que percorre a cidade, atingiu uma altura de 8,80 metros, e mais de 1606 pessoas chegaram a ficar desalojadas. Em Três Barras, as enchentes afetaram mais de 4 mil pessoas e tiveram impactos diretos e indiretos em cerca de 20% da população local. Durante o pico das cheias, quase 1.400 pessoas precisaram ser acomodadas em abrigos públicos.

Durante as ações de apoio, os militares se deslocaram até a cidade de Porto União/SC para receber medicamentos de uso contínuo e, em seguida, distribuí-los em localidades de difícil acesso. Também prestaram apoio com viaturas e equipes na realização da travessia de São Mateus-PR para Três Barras-SC.

foto 3 foto 2 foto 10

foto 13  

FOTOS: CIMH 

Fim do conteúdo da página