Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Estado Maior > Seção de Relações Públicas > Últimas Notícias > Formatura celebra o 79º Aniversário da Tomada de Monte Castelo
Início do conteúdo da página
Monte Castelo

Formatura celebra o 79º Aniversário da Tomada de Monte Castelo

  • Acessos: 57

01

Curitiba (PR) - Autoridades e convidados participaram na quinta-feira, dia 22 de fevereiro, da Formatura alusiva ao 79º Aniversário da Tomada de Monte Castelo, no Museu do Expedicionário. O objetivo da solenidade foi exaltar a participação brasileira nos campos de batalha da Itália durante a Segunda Guerra Mundial.Durante o evento, o Comandante da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército(AD/5), Erlon Pacheco da Silva, foi homenageado com a medalha “Tenente Max Wolf Filho”. A cerimônia também contou com a presença do Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, da Presidente da Legião Paranaense do Expedicionário, Sra. Rachel Madureira Regnier, ex-combatente da FEB, Sr. Antônio Ribeiro da Silva e outras autoridades.Encerrando as celebrações, na sexta-feira foi realizada, no Auditório da 5ª Região Militar, a palestra “A Conquista de Monte Castelo”, ministrada pelo assessor de história da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, Gen Div Veterano Edson Skora Rosty.

Tomada de Monte Castelo

No dia 21 de fevereiro de 1945, a 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária da Força Expedicionária Brasileira (FEB) escreveu uma das páginas mais marcantes da História Militar do Brasil ao conquistar o Monte Castelo, uma imponente posição da Linha de Defesa do Exército Alemão, no Teatro de Operações da Itália, na 2ª Guerra Mundial.O Monte Castelo representou um desafio significativo para as tropas brasileiras. Ao longo de três meses, sua conquista parecia inatingível, marcada pelos insucessos dos ataques de 29 de novembro e 12 de dezembro de 1944. No entanto, a resiliência dos combatentes da FEB permaneceu inabalável, tornando-se fundamental para as vitórias nos meses subsequentes. Ao final da conquista, nesse período, 175 pracinhas pereceram nos combates.

02 02 02

02 02 02

08 02

FOTO: Sgt Coutinho / Sd Biron / Ricardo Almeida (SESP/PR)

Fim do conteúdo da página