Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Estado Maior > Seção de Relações Públicas > Últimas Notícias > PqRMnt/5 recebe engenheiros da extinta Engesa, desenvolvedora do EE-T1 Osório
Início do conteúdo da página
Viatura Histórica

PqRMnt/5 recebe engenheiros da extinta Engesa, desenvolvedora do EE-T1 Osório

  • Acessos: 125

ThumbCuritiba (PR) - O Parque Regional de Manutenção/5 (Pq R Mnt/5) recebeu no início de fevereiro, a visita dos e ngenheiros Luiz Carlos Miglorancia e Riccardo Furlan, ex-funcionários da extinta Engesa, empresa responsável pelo desenvolvimento do carro de combate pesado EE-T1 Osório. O objetivo da visita foi a troca de experiências com os militares da OM envolvidos no projeto de manutenção da viatura histórica.

Os engenheiros foram recebidos pelo Diretor do Pq R Mnt / 5, TC Carlos Adriano Alves de Toledo, que os informou sobre o andamento do projeto de manutenção do protótipo, um dos dois únicos disponíveis no Brasil. Na sequência, participaram de uma videoconferência com o PqRMnt/3. A previsão para a conclusão do projeto é abril de 2024.

EE-T1 Osório

O blindado EE-T1 Osório foi um carro de combate pesado desenvolvido nos anos 80 pela extinta empresa brasileira Engesa. Equipado com um canhão de 105 mm e um sofisticado sistema de mira, sua blindagem era capaz de resistir a projéteis de artilharia. Além disso, o Osório era ágil e possuía uma boa relação peso potência, o que lhe conferia alta mobilidade em terrenos difíceis. Tudo isso contribuindo para que esse veículo se destacasse dentre os melhores do mundo, no período em que foi desenvolvido.

01 01 01

01

Foto: Sd Biron / Sd Garcia

Fim do conteúdo da página