Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
×

Erro

[sigplus] Critical error: Insufficient file system permissions to create the folder root/cache/preview.

5ª RM assume Museu

  • Acessos: 1323

[sigplus] Critical error: Insufficient file system permissions to create the folder root/cache/preview.

O Museu do Expedicionário, localizado em Curitiba/PR, está instalado em um prédio histórico numa área central da cidade. Abriga um dos maiores acervos sobre a participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial, com cerca de 25 mil itens, entre armas, munição, equipamentos, uniformes, bandeiras, documentos, fotos e publicações da época. É um dos espaços culturais mais importantes do Estado do Paraná, representando o 2º lugar em número de visitantes (2.500/ mês). 

Seu prédio foi construído no início da década de 50 e atualmente necessita de reformas. A exposição de seu acervo carece de algumas mudanças para melhor adequar seu espaço às atuais normas museológicas.

Por causa disso, foi apresentado à comunidade civil e militar o Projeto de Revitalização do Museu, na quinta-feira (14/09), bem como foi assinado o termo de Passagem Provisória do espaço cultural para a 5ª Região Militar (5ª RM).

Passagem para o Exército

O Museu era administrado, desde a sua fundação em 1951, pela Legião Paranaense do Expedicionário (LPE), com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Paraná e do Exército Brasileiro. A LPE é uma instituição criada pelos próprios ex-pracinhas em 1946, que congregava e assistia os expedicionários do Estado do Paraná e as famílias daqueles que perderam suas vidas nos campos de batalha da Itália.

Na data, o Comandante do 4º Grupamento de Engenharia representado o Exército Brasileiro, o Superintendente do Patrimônio da União e a Presidente da Liga Paranaense do Expedicionário, assinaram o termo de entrega provisória que transfere a responsabilidade administrativa do imóvel ao Exército.

Museu do Expedicionário

O Museu do Expedicionário, criado em 1946, ilustra a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial e, em especial, a participação dos soldados paranaenses.

Possui farto material histórico, incluindo muitas ilustrações, mapas, livros e documentos da época. Estão expostos vários materiais bélicos e armamentos utilizados na guerra pela Força Expedicionária Brasileira, pela Força Aérea Brasileira e pela Marinha de Guerra do Brasil.

O Museu do Expedicionário é mantido pela Legião Paranaense do Expedicionário, órgão dos ex-combatentes que serviram na Força Expedicionária Brasileira, durante a Segunda Grande Guerra. Na Praça do Expedicionário, local onde fica o museu, estão expostos um blindado, um avião Thunderbolt e outros equipamentos de guerra utilizados no conflito mundial.

{gallery slider=boxplus.transition animation=3000}5rm/estado_maior/sec_rel_publicas/fotos/PassMuseu{/gallery}

Fim do conteúdo da página