Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
×

Erro

[sigplus] Critical error: Insufficient file system permissions to create the folder root/cache/preview.

Exército nas ruas: explosivos

  • Acessos: 1201

[sigplus] Critical error: Insufficient file system permissions to create the folder root/cache/preview.

O Exército Brasileiro, por meio do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 5ª Região Militar (SFPC/5), desencadeará a Operação Rastilho IV, que tem como objetivo intensificar as atividades de fiscalização de explosivos e produtos correlatos nos estados do Paraná e Santa Catarina. A ação também ocorre em mais 11 estados do território nacional, de forma interagências, com a participação e diversas agências civis e militares.

À partir das 8h desta terça-feira (24/04) equipes formadas por militares da 5ª Região Militar (5ª RM), acompanhados de Órgãos de Segurança Pública e Agências Governamentais, percorrerão empresas que atuam na produção, armazenamento, comercialização, transporte, bem como da utilização de explosivos e produtos correlatos, a fim de verificar irregularidades administrativas.

Na última Operação, realizada em 2017, foram realizadas 68 vistorias desde a fabricação, passando pelo transporte, armazenamento e aplicação de explosivos. Cerca de 87 militares do Exército Brasileiro, acompanhados de 50 agentes dos Órgãos de Segurança Pública e de fiscalização, percorreram mais de 10 mil km de estradas.

No total, foram apreendidas mais de 2 toneladas de explosivos, 4.339 metros de cordel detonante e 72 espoletas. Foi constatada uma significativa redução no número de irregularidades em relação à Operação Rastilho realizada em 2016, quando foram apreendidas cerca de 11 toneladas de explosivos, o que atesta a efetividade dos esforços conjuntos do Exército Brasileiro e dos Órgãos de Segurança Pública para a dissuasão de criminosos que utilizam explosivos para a práticas ilícitas. A atividade é coordenada pelo Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados (SisFPC).

{gallery slider=boxplus.transition animation=3000}5rm/estado_maior/sec_rel_publicas/fotos/2018rastilho/{/gallery}

Fim do conteúdo da página