Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Estado Maior > Seção de Relações Públicas > Últimas Notícias > 5ª RM realiza Estágio em Auditoria de Contas Médicas
Início do conteúdo da página
×

Erro

[sigplus] Critical error: Insufficient file system permissions to create the folder root/cache/preview.

5ª RM realiza Estágio em Auditoria de Contas Médicas

  • Acessos: 1403

[sigplus] Critical error: Insufficient file system permissions to create the folder root/cache/preview.

Eficiência na saúde em foco

A gestão eficiente tornou-se uma das marcas do Serviço de Saúde da 5a Região Militar. A economia com encaminhamentos foi de 26% no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2017. Muito deste resultado tem relação com o incremento da Auditoria em Contas Médicas. Para manter os bons indicadores, 55 profissionais da área, com representantes das 20 guarnições da 5a Região Militar, participam de um estágio com foco nesta atividade, reconhecida pelos Conselhos Federais de Medicina e Enfermagem.

Os trabalhos começaram na manhã desta segunda-feira (28/5) no auditório do Hospital Geral de Curitiba (HGeC). O papel da 5ª Região Militar no controle dos recursos da FUSEx foi abordado pelo General Aléssio Oliveira da Silva. “A prestação de assistência à saúde consome grande parte das reservas do Fundo, desvirtuando sua função primordial de complementação. A Auditória Médica desponta como um dos instrumentos para a redução de custos e eficácia dos serviços”, destacou o comandante.

Aprimorando mecanismos de gestão e regulação

Na sequência, o Cel Med Albino José da Cruz Rendeiro, diretor do HGeC, tratou sobre o sistema de assistência médico-hospitalar do Exército. Ele apontou que a evolução e complexidade dos atendimentos exigem o aprimoramento da gestão e regulação dos serviços de saúde. Além da Auditoria Médica, negociações de pacotes para procedimentos, sistemas de Acreditação Hospitalar e a centralização de certames para aquisição de materiais também emergem como instrumentos que favorecem o equilíbrio financeiro das unidades.

Grande parte destes mecanismos vêm sendo experimentados pela 5ª RM, com bons resultados. Um deles está relacionado à redução de procedimentos em clínicas credenciadas. “Nos últimos 10 meses, tivemos mais de 300 pacientes, vindos de quase todas as guarnições da jurisdição, internados aqui no HGeC, em Curitiba. A economia reflete melhoria do próprio sistema de saúde do Exército, como reaparelhamento dos hospitais e capacitação dos profissionais, como os Estágios de Auditoria”, salientou Cel Rendeiro.

O evento vai até quarta-feira (30/5). Os participantes vão receber instruções em diversos setores de atuação, como o papel do Médico e Enfermeiro Auditor no monitoramento das internações, processos de atenção domiciliar, rotinas na abordagem de faturas ambulatoriais e de internação, contratos de credenciamento, diárias e taxas hospitalares, normas técnicas sobre Auditoria de Contas Médicas no Exército, Serviços de Apoio ao Diagnóstico e Tratamento e Sistema de Registro de Encaminhamentos (SIRE).

Redação: Asp Moraes

Fotos: HGeC

 {gallery slider=boxplus.transition animation=3000}5rm/estado_maior/sec_rel_publicas/fotos/2018ESTAGIOMD/{/gallery}.

 

Fim do conteúdo da página