Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Estado Maior > Seção de Relações Públicas > Últimas Notícias > Inspeção no Hospital de Guarnição de Florianópolis constata qualidade de atendimento para família militar
Início do conteúdo da página

Inspeção no Hospital de Guarnição de Florianópolis constata qualidade de atendimento para família militar

  • Acessos: 1190

Uma inspeção conferiu rotinas, procedimentos administrativos e gestão do HGuFl. A organização militar de Saúde centenária é responsável por atender 16 mil usuários em SC.

 Desde que sofreu um aneurisma, a saúde de dona Leonor Pereira Borba ficou mais frágil. Ao perceber que a idosa estava muito fraca, a filha Maria de Fátima Pereira buscou atendimento no Hospital de Guarnição de Florianópolis, no último fim de semana. Com um quadro de anemia e diarreia, a equipe médica decidiu pela internação.

“É a segunda vez que precisamos interná-la no HGuFl. O atendimento aqui é muito bom. Acompanham com atenção, a doutora passa constantemente. Desde ontem, estão fazendo todos os exames. Fora daqui, pelo SUS, a gente sabe como é. Graças a Deus que ela tem este convênio, porque meu irmão é militar” relatou Maria de Fátima.

Qualidade de atendimento conferida em inspeção

A qualidade dos serviços prestados à família de dona Leonor foi acompanhada pelo comando da 5ª Região Militar, que realizou inspeção no Hospital de Guarnição de Florianópolis esta semana (9/7). A comitiva, chefiada pelo General Aléssio Oliveira da Silva, foi recepcionada com uma formatura. O diretor do HGuFl, Tenente Coronel Médico Sérgio Luis Hammes, apresentou dados da unidade, responsável pelo atendimento de 16 mil usuários, incluindo militares da Marinha e Aeronáutica.

A equipe da 5ª RM conferiu as rotinas, procedimentos administrativos e gestão da OM. Com quase 150 anos, a estrutura conta com um Pronto Atendimento 24 horas, Odontoclínica, Laboratório de Análises Clínicas, Centro Cirúrgico, Exame de Imagens e quatro ambulâncias, sendo três UTIs. O efetivo de saúde é de 57 profissionais.

General Aléssio elogiou o trabalho desenvolvido pela equipe do hospital e destacou a importância da inspeção na cultura organizacional do Exército. “Todos têm que ser fiscalizados e inspecionados. É um procedimento de comando que existe em todos os quarteis. E deve ser absorvido profissionalmente por todos nós”, enfatizou.

Orientação técnica a organizações militares de SC

A comitiva da 5a Região Militar ainda realizou Visita de Orientação Técnica, com participação dos comandantes da 14a Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada Ricardo Miranda Aversa e do 1o Batalhão Ferroviário, Tenente Coronel Cleber Machado Arruda.

Durante dois dias, 10 e 11 de julho, a equipe buscou verificar, padronizar e atualizar os conhecimentos sobre as atividades de Identificação Militar, Serviço Militar, Mobilização, Escalão Logístico, das Seções de Inativos e Pensionistas e Assistência Social e do Sistema de Saúde Assistencial das UG FUSEx jurisdicionadas à 5a Regão Militar na guarnições de Florianópolis e Lages.

A prioridade é gerar bem-estar aos militares da ativa e da reserva, bem como seus dependentes. Para cumprir esta missão, a 5a RM viabiliza apoio logístico, administrativo e territorial às unidades operacionais do Exército no Paraná e em Santa Catarina.

Redação: Asp Moraes

Fotos: Sgt Coutinho

DSC_6501
DSC_6502
DSC_6506
DSC_6519
DSC_6541
DSC_6554
DSC_6557
DSC_6570
DSC_6590
DSC_6592
01/10 
start stop bwd fwd
Fim do conteúdo da página