Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Estado Maior > Seção de Relações Públicas > Últimas Notícias > Imigrantes recebem apoio logístico e humanitário da 5ª Região Militar para interiorização no Paraná
Início do conteúdo da página

Imigrantes recebem apoio logístico e humanitário da 5ª Região Militar para interiorização no Paraná

  • Acessos: 1093

Um grupo de imigrantes oriundos da Venezuela desembarcou, nesta quinta-feira (30), no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais. São pessoas que solicitaram refúgio ou residência no Brasil e aceitaram participar da interiorização, criada para ajudar famílias em situação de extrema vulnerabilidade a encontrar melhores condições de vida em outros Estados do país.

Michele Vargas, Joel Alonzo e os quatro filhos pequenos estão entre os 60 acolhidos no Paraná. Na bagagem, além dos pertences pessoais, trouxeram esperança por dias melhores. “A primeira coisa que nós queremos é oferecer um futuro melhor para nossos filhos. Estamos muito agradecidos ao povo do Brasil, a vocês, por tudo quem têm feito por nós”, conta emocionada Michele.

O Boeing 767 da Força Aérea, com os imigrantes, pousou às 19h. O grupo, incluindo 23 crianças, ficou numa sala de desembarque reservada, onde receberam alimentação, cobertores e roupas de frio, além de assistência de saúde. Logo depois, seguiram, de ônibus, para o noroeste do estado.

Interiorização em Goioerê

As famílias foram acolhidas no Sítio Sementes do Amanhã, em Goioerê. A interiorização tem o apoio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), da Agência da ONU para as Migrações (OIM), do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

A iniciativa prevê o interesse das cidades de destino e a existência de vagas em abrigos. Segundo a Casa Civil, reuniões prévias com autoridades locais e coordenação dos abrigos definem detalhes sobre atendimento de saúde, matrícula de crianças em escolas, ensino da Língua Portuguesa e cursos profissionalizantes.

Operação Acolhida

A Operação Acolhida é conjunta – composta por representantes da Marinha, Exército e Força Aérea – interagências – com representantes diversos ministérios do governo federal – e de natureza humanitária – reunindo diferentes organizações não governamentais, agências civis, secretarias estaduais e municipais, Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, entre outros órgãos. A Força-Tarefa Logística Humanitária tem a função de cooperar com os governos federal, estadual e municipal, realizando as medidas de assistência emergencial para acolhimento dos imigrantes que se enquadram nas normas legais. Desta forma, visa recepcionar, identificar, triar, imunizar, abrigar e interiorizar os cidadãos venezuelanos.

DSC_5404
DSC_5418
DSC_5465
DSC_5526
DSC_5537
1/5 
start stop bwd fwd
Fim do conteúdo da página