Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Estado Maior > Seção de Relações Públicas > Últimas Notícias > Simpósio de Saúde Mental marca Setembro Amarelo na 5ª Região Militar
Início do conteúdo da página

Simpósio de Saúde Mental marca Setembro Amarelo na 5ª Região Militar

  • Acessos: 1783

No Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, que marca a campanha Setembro Amarelo, a 5a Região Militar deu início ao 2o Simpósio de Saúde Mental. Com amplo painel de palestrantes, o evento, realizado no auditório da 5a Divisão de Exército, nos dias 10 e 11 de setembro, pretende aprimorar as ações preventivas à dependência química e estratégias de valorização da vida na jurisdição da 5a RM.

Com a participação de autoridades civis e militares, a iniciativa, coordenada pela Seção do Serviço de Assistência Social, também busca aproximar e facilitar parcerias com instituições públicas e privadas. Alguns exemplos foram apresentados durante as atividades que abriram o evento. O Capitão-de-Mar-e-Guerra Ricardo Lhamas Guastini apresentou o Programa de Prevenção a Dependência Química na Marinha do Brasil e o comandante do 20o Batalhão de Infantaria Blindado, Coronel Gerson Rolim da Silva, mostrou o trabalho do Programa Semear, desenvolvido para oferecer apoio psicológico, jurídico e social a cabos e soldados.

 

A visão da magistratura militar sobre a dependência química

O 2o Simpósio de Saúde Mental ainda contou com a participação de representantes do Poder Judiciário e Ministério Público militares. A palestra de abertura, com o Ministro do Superior Tribunal Militar General de Exército Luiz Carlos Gomes Mattos tratou sobre a visão do STM sobre o problema da dependência química no Exército Brasileiro. As perspectivas do Ministério Público Militar sobre o tema foram apresentadas pelo Promotor da Justiça Militar Alexandre Reis.

 

Minicurso, mesa redonda e orientações de boas práticas

Os participantes também foram instruídos sobre o protocolo de atendimento das psicoses e urgências psiquiátricas, com o médico psquiatra Marlon Cruz Braga. Também foram repassadas boas práticas desenvolvidas pelo CINDACTA II, pela Polícia Militar do Paraná e pelo Centro de Psicologia Jurídica e Atendimento Multiprofissional da Polícia Civil, além de orientações técnicas sobre os Programas Sociais da Diretoria de Civis, Inativos, Pensionistas e Assistência Social.

O evento ainda tratou sobre o tema alcoolismo e teve uma mesa redonda debatendo sobre a rede pública de atendimento, que inclui serviços prestados pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e pela Secretaria da Saúde do Estado do Paraná (SESA).

Fotos: Sgt Gustavo

DSC_6313
DSC_6319
DSC_6320
DSC_6339
DSC_6356
DSC_6423
IMG_20180910_084934
IMG_20180910_085318825_BURST000_COVER_TOP
1/8 
start stop bwd fwd
Fim do conteúdo da página