Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Estado Maior > Seção de Relações Públicas > Últimas Notícias > Professor da UFPR exalta participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial
Início do conteúdo da página

Professor da UFPR exalta participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial

  • Acessos: 3589

É necessário lembrar que soldados já morreram por este país. E que nós temos que estar preparados para a guerra. Foi a mensagem final do comandante da 5ª Região Militar, General Aléssio Oliveira da Silva, em palestra que lotou o auditório do Colégio Militar de Curitiba na manhã desta quarta-feira (12/9). O evento tratou da participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial.

O historiador Dennison de Oliveira, Professor Titular do Departamento de História da UFPR, falou por uma hora sobre as batalhas no Vale do Rio Sérchio, considerado o batismo de fogo do Destacamento da Força Expedicionária Brasileira no enfrentamento às tropas alemãs, em solo italiano. Após a exposição, os militares fizeram perguntas que ampliaram o debate.

Identificação entre soldados brasileiros e povo italiano

Um dos pontos destacados pelo historiador foi a afinidade cultural e identificação mútua entre os soldados brasileiros e a população civil na Itália. "É emocionante a gratidão que o povo italiano tem, até hoje, com os brasileiros. Devido à generosidade dos nossos soldados durante a 2ª Guerra Mundial", ressaltou o professor Dennison de Oliveira.

O pesquisador ainda lembrou a bravura e lealdade demonstrada pelos combatentes da FEB. "O grupo de combate é a família substituta. Morre-se por um companheiro de batalha. Há diversos registros que comprovam isso", completou.

 

DSC_6439
DSC_6472
DSC_6479
DSC_6482
DSC_6532
DSC_6576
DSC_6587
1/7 
start stop bwd fwd
 

Fim do conteúdo da página